Integrada conquista o prêmio de Melhor Agência Jr. de Publicidade no Intercom Sudeste 2016


Publicado em: 17 de junho de 2016

Com 14 anos de experiência, uma trajetória de sucesso em concursos universitários estaduais e nacionais e tendo como missão o foco na formação profissional e ética dos futuros publicitários, a Agência Integrada FAESA conquistou o prêmio de Melhor Agência Experimental Júnior do Sudeste no “XXIII Prêmio Expocom 2016”, realizado durante o Intercom Sudeste, em Salto, São Paulo.

Nossa agência experimental disputou o prêmio com instituições tradicionais e de renome como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), o Centro Universitário Padre Anchieta (SP) e a Mackenzie (SP) e irá representar a região Sudeste na etapa nacional do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2016).

Júlia Soresini Ramalho Diláscio, aluna do 3º período de Publicidade e Propaganda foi quem apresentou o trabalho, que teve como objetivo retratar o funcionamento da Agência, a metodologia utilizada para o aprendizado dos estagiários, além de apresentar trabalhos desenvolvidos pela Integrada.

“Conquistar um prêmio como esse revela, mais do que tudo, a qualidade do trabalho que é desenvolvido dentro da Agência. Ganhar o Expocom Sudeste 2016 mostra que a orientação que recebemos, associada ao apoio da coordenação do curso e do corpo docente, além do esforço de cada estagiário, tem dado mais do que certo”, comemorou Júlia que é estagiária de Redação Publicitária da Integrada.

O trabalho, além de Júlia, teve outros dois autores, Filipe Pereira Santos, aluno do 5º período de Publicidade e Bruno Barros de Souza, recém formado no mesmo curso. A orientação foi realizada pelo professor Victor Reis Mazzei e Gustavo Coutinho Brito, professor e coordenador da Integrada, respectivamente.

Para Victor Mazzei, o trabalho é uma síntese da prática cotidiana da Integrada. “Dentro da nossa proposta está a simulação das atividades de uma agência real. De três anos para cá passamos a participar mais de concursos de criatividade, voltados para os alunos de graduação. E isso se tornou um dos nossos diferenciais. No entanto, no planejamento para 2016 decidimos que, aos poucos, passaríamos a dar atenção também às atividades ligadas à pesquisa. Selecionamos o Intercom, em especial à categoria Expocom, para mostrar não somente nossos materiais produzidos, mas também a nossa filosofia de trabalho, envolvendo a preparação dos alunos como mão de obra qualificada”, explicou.

E acrescentou: “esse prêmio demonstra a evolução de uma filosofia que começou em 2010, quando, em parceria com a coordenadora do curso, professora Marilene Mattos, estabelecemos que, a partir daquele momento, todos os trabalhos seriam feitos exclusivamente por alunos. Ao professor orientador e ao coordenador caberia a missão de orientar e extrair o máximo do potencial dos estagiários. Esse prêmio é uma forma de reconhecimento dessa proposta que coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem e qualificação”, finalizou.

A Integrada

A Agência Experimental Junior Integrada, do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA, surgiu há 14 anos em forma de laboratório experimental com a proposta de simular as atividades que envolvem uma agência de propaganda e reforçar, com isso, o embasamento dos estagiários acerca das atividades que permeiam a profissão.

Desde 2002 atendendo a normas e quesitos do Ministério da Educação (MEC), esse espaço de aprendizado possibilita aos alunos a vivência e o desenvolvimento de suas aptidões técnicas, como Direção de Arte, Redação Publicitária, Atendimento, Criação de Conteúdo e Organização de Eventos, que são explorados por meio da elaboração de Jobs de interesse acadêmico ou de ações sociais.

 

Texto: Nathália Esteves