Inscrições gratuitas para o curso de roteiro e seminário ambiental do Cine.Ema

Os eventos acontecem nos dias 8, 9 e 10 de novembro


Publicado em: 3 de outubro de 2018

Pela primeira vez na capital capixaba, o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo (Cine.Ema), evento que é pioneiro na realização de oficinas e exibições de cinema ambiental, promoverá um curso de “Roteiro para webséries documentais e de ficção” com Elaine Teixeira (TV Globo) e um seminário especial com João Paulo Krajewski biólogo, cinegrafista e fotógrafo da TV Globo, BBC e Animal Planet.

As atividade serão realizadas no Centro Universitário FAESA, em Vitória. As inscrições estão abertas para todo o público e devem ser feitas diretamente na FAESA ou na sede da Caju Produções, produtora do festival.

O curso de roteiro para websérie com Elaine teixeira acontece nos dias  08, 09 (quinta e sexta) de novembro, das 18h às 22h, e no sábado dia 10, das 8h às 13h.

O seminário de Natureza na tela: Imagens do mundo construindo narrativas, com João Paulo Krajewski e participação do fotógrafo ambiental Léo Merçon acontece no dia 08 de novembro (quinta-feira), das 8h às 11h.

 

O Cine.Ema

Inspirado na Pedra da Ema, cartão postal e ícone paisagístico e natural do interior, de Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo (Cine.Ema) é um projeto social e cultural de ampliação da consciência ambiental através do cinema, difundindo obras audiovisuais que tematizam e refletem sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável em mostras gratuitas.

 

 Roteiro para webséries: da ficção ao documental com Elaine Teixeira

Cresce no mercado audiovisual a produção de conteúdo em formato de webséries.  As narrativas em múltiplas plataformas provocaram uma mudança paradigmática na maneira de se contar uma história, seja no marketing, na dramaturgia, nas redes sociais ou no jornalismo. Este último, sofreu um impacto ainda mais profundo. As reportagens estão sendo transferidas do papel para a vídeo reportagem. As histórias também estão ganhando agilidade e uma nova linguagem, adaptadas para todo o tipo de tela. Como preparar, elaborar, pesquisar, tratar e desenvolver bons projetos audiovisuais de ficção e documentais para a web?

 

Elaine Teixeira

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou roteiro na Escuela Internacional de Cine y TV, em San Antonio de Los Baños, Cuba. Trabalha com criação de textos e conteúdo audiovisual para multiplataformas desde 2003. Durante seis anos atuou como produtora de conteúdo transmídia na TV Globo, desenvolvendo diversas webséries, blogs, vlogs e perfis de personagens nas redes sociais. Recebeu duas indicações ao Emmy Digital em 2013 pela websérie “Repórter Investigativo” e pelo vlog “TV Orelha”, produtos criados como extensão das novelas Amor Eterno Amor e Malhação Escolhas, exibidas na TV aberta. Atualmente, é autora roteirista da TV Globo.

 

08, 09 e 10 de novembro (qui-sáb)

18h-22h (qui-sex)

8h-13h (sábado)

Local: FAESA

Clique aqui para se inscrever!

 

Seminário Natureza na tela: Imagens do mundo construindo narrativas

Com João Paulo Krajewski e participação de Léo Merçon

João Paulo Krajewski e Léo Merçon compartilham suas experiências na criação e nas estratégias narrativas que contam histórias da natureza. Serão levantados e abordados temas que vão da captação da imagem na mata ao conteúdo final, sua difusão e prospecções de mercado.

 

João Paulo Krajewski

O premiado fotógrafo e cinegrafista João Paulo Krajewski é um biólogo apaixonado pela natureza. Um sonho de criança, de conhecer os mais curiosos e belos habitantes e paisagens do planeta, que virou profissão. Hoje João Paulo trabalha ao lado da natureza, seja registrando imagens ou atuando como cientista, educador e conservacionista juntamente com sua esposa, a também bióloga Dra. Roberta Bonaldo. João Paulo concluiu seu doutorado em Ecologia pela Unicamp em 2010 e trabalhou anos como pesquisador, ao lado de grandes cientistas no Brasil, Austrália e Estados Unidos, e como fotógrafo e cinegrafista. Nessa trajetória, esteve em mais de 50 países em busca de imagens. Seu maior interesse é divulgar, através de suas imagens, a beleza e o entendimento sobre a vida selvagem da Terra.

 

Léo Merçon

Fundador do Instituto Últimos Refúgios, ONG sem fins lucrativos que busca sensibilização ambiental através da cultura, em especial, fotografias e vídeos. Leonardo é designer e fotógrafo de natureza e conservação, já realizou diversas exposições no Brasil e também na Alemanha, Itália e França. Tem cinco livros publicados, quatro documentários em vídeo, séries para TV/Youtube e matérias veiculadas na BBC, National Geographic Brasil, Fantástico, Google Arts & Culture. Leonardo realiza atividades de sensibilização ambiental em escolas, palestras sobre conservação da natureza e projetos culturais e de conservação voltados para o meio ambiente envolvendo comunidades locais. Participa de projetos de revitalização de parques naturais.

08 de novembro (quinta-feira)

Horário: 8h-11h

Local: FAESA

 

Clique aqui para se inscrever!

 

 


Notícias Relacionadas