Foto produzida por Arquiteto ilustra livro do Concurso Nacional Novos Fotógrafos


Publicado em: 4 de outubro de 2016

Fotografia Urbs

“A melhor vista é do morro”. Foi com essa foto que o arquiteto formado pela FAESA Vinícius Galvão, após participar do Concurso Nacional Novos Fotógrafos, foi selecionado para ilustrar o livro “Antologia Fotográfica – Prêmio Urbs Brasil 2016”.

Vinícius concorreu com mais de 2 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de inscrever até duas imagens inéditas no Concurso. Cento e cinquenta fotografias foram classificadas para a publicação do livro, que foi lançado recentemente.

“Para mim é uma grande honra, é um orgulho integrar a comunidade de fotógrafos urbanos, receber um registro na Biblioteca Nacional e ser parte dessa publicação dedicada às cidades”, destaca o arquiteto.

A fotografia “A melhor vista é do morro” foi registrada em setembro de 2014, durante uma das subidas ao Morro São Benedito, conhecido como Território do Bem. A foto retrata uma imagem de Vitória, vista por outro ângulo, que mostra elementos como a Terceira Ponte, o Convento da Penha, o mar, os edifícios e as comunidades de Gurigica e Jaburu.

“A minha intenção com esse registro não foi enaltecer um contraste, mas sim contribuir para que essa parte da população também se sinta representada, integrada à cidade, se reconheça em fotografias junto a marcos importantes e que outras pessoas vejam que essa é a vista do morro, que contempla a cidade por inteira, com toda sua diversidade. Esse olhar requer sensibilidade, mas também é treinado e lapidado quando se tem uma formação que agrega valor social ao ensino e nisso sou grato à FAESA”, destacou Vinícius.

Sala de aula

Durante toda a graduação os espaços urbanos fizeram parte dos estudos do arquiteto Vinícius Galvão. Ele participou do projeto de extensão “Puxadinho Criativo”, de um curso de Urbanização de Favelas, em São Paulo, e até de um intercâmbio na Universidade de Amsterdã, onde pode observar outros processos de transformação urbana e social, como segregação de guetos.

O seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não poderia ser diferente. Intitulado “O Lugar da Prática Urbana”, realizado sob a orientação da professora Patrícia Stelzer da Cruz, o estudo faz uma leitura da esfera pública da avenida Princesa Isabel, no Centro de Vitória, que contribui para a construção de um lugar atrativo, vivo, caminhável, diversificado e sociável para todas as pessoas.

“Reforço o que disse como orador da turma em minha colação de grau em agosto de 2016: os estudos não serão dados por concluídos jamais. A arquitetura e o urbanismo fazem parte de um campo amparado por inúmeras áreas e é preciso se manter estimulado intelectualmente para desenvolver bons projetos. Tenho algumas metas traçadas, e uma delas é ingressar no Mestrado. Hoje, sou aluno especial do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Ufes e, a aproximação com esse próximo passo da vida acadêmica tem sido enriquecedora”, enfatizou.

Saiba mais:

Quer saber um pouco mais sobre o Concurso Nacional Novos Fotógrafos? Esse é o Prêmio Urbs Brasil, promovido pela VIVARA Editora com o apoio da Revista Universidade. O eixo central da edição deste ano foi “Cidades em tons de cinza”.

Foram selecionadas apenas fotografias em preto e branco e tons de cinza e, o tema era “Cidades e o seu cotidiano”. Os registros deveriam conter elementos que denotem ou remetam, mesmo que subjetivamente, ao espaço urbano. Acesse www.premiourbs.com.br.

Texto: Karina Rocha

 

 


Notícias Relacionadas