Formou e se sente perdido? Isso é mais comum do que imagina! Entenda o que fazer agora:


Publicado em: 27 de fevereiro de 2019

Estudante universitário sabe como ninguém que, quanto mais o fim do curso se aproxima, mais cai por terra a ideia de que se formar é suficiente para “zerar” a vida adulta, uma visão muito comum do adolescente sobre a faculdade. Pelo contrário, a conclusão do curso nada mais é que uma preparação para todo um futuro pela frente. Depois de encerrar essa etapa, é a hora de começar a pensar nos próximos passos. E não tem problema nenhum achar a ideia um pouco assustadora! Afinal, há muitos caminhos e opções a seguir – ficar perdido nelas é absolutamente normal.

O primeiro passo para tomar qualquer tipo de decisão é acalmar as ideias para, com o pensamento mais claro, analisar todas as questões importantes que trarão uma orientação. Que tal passarmos por algumas delas juntos?

  • O que NÃO fazer ao se formar

Pode ser mais fácil começar estruturando uma ideia do que não fazer. É simples: agora, a recomendação número um é não se acomodar. Aproveite o gás necessário para passar por todos os anos da faculdade e principalmente pelas demandas de conclusão de curso para seguir em frente, e não perder o ritmo. A princípio, pode parecer complicado – e é justo que você tire alguns dias de descanso! –, mas é importante ter uma visão mais ampla para concluir que esse é o período ideal para se dedicar com determinação e foco à sua carreira.

Mais à frente, com certeza você chegará à confirmação de que quanto mais cedo você se prepara, mais fácil fica construir uma vida profissional. É claro que uma carreira se constrói também com estudo e atualização constantes, o que significa que independente do ponto em que se encontra será um diferencial manter os conhecimentos em dia.

  • Encontre sua direção

Deu para entender que não ficar parado é a palavra de ordem, certo? Agora, é importante perceber que tomar um tempo para decidir os passos a dar daqui para frente é muito mais válido que seguir sem direção ou simplesmente acompanhando o movimento. Trata-se de definir um planejamento de carreira. Basicamente, um plano de carreira considera a resposta de algumas perguntas para apresentar de maneira mais clara a direção a seguir:

  • Qual o meu perfil profissional?
  • Onde quero chegar com ele e como me vejo no futuro?
  • Como preciso me preparar para alcançar meus objetivos?

Responder sozinho(a) todas essas perguntas pode ser desafiador quando a maioria dos cursos apresenta uma infinidade de caminhos a seguir, com áreas e possibilidades de atuação que atendem a diferentes perfis. É por esse motivo que a ajuda profissional pode ser útil. Há especialistas, como os coaches profissionais ou de carreira, que se dedicam a facilitar o processo de autoconhecimento, que tem tudo a ver com a orientação profissional. O coach ajuda a descobrir e aprimorar competências emocionais, comportamentais e técnicas para então trabalhar com um foco bem definido, voltado para a realização profissional. Pode ser uma boa escolha para quem está tendo dificuldades em lidar com a pressão da vida de pós-formado, mas, caso não seja possível, procurar formas de trabalhar individualmente o autoconhecimento é uma saída para começar a desenhar um caminho que tenha a ver com você. Comece respondendo as perguntas apresentadas anteriormente.

Depois de identificar suas principais aptidões e desejos para construir um objetivo macro, pode-se responder algumas novas perguntas para dar passos mais alcançáveis a curto e médio prazo:

  • O que preciso para me inserir no mercado?

Um diploma representa uma conquista importante e valiosa profissionalmente, mas a verdade é que hoje dificilmente ele é, sozinho, uma garantia de entrada no mercado de trabalho. Para facilitar a caminhada profissional, é válido que você pesquise e se informe sobre as ferramentas que você precisa para atuar com excelência na sua área, as habilidades que pode desenvolver e conhecimentos que ainda precisa adquirir para ser um(a) profissional mais completo.

Esse é um exercício de estudar o mercado para o segmento que escolheu seguir. Vale conversar com orientadores na sua própria faculdade, pedir a opinião de profissionais da área, visitar empresas… A partir das suas investigações, ficará mais claro identificar o que é mais importante no momento para tomar decisões.

  • Como posso me capacitar?

As respostas para a pergunta acima possivelmente apresentarão para você algumas opções mais concretas, como:

– Aprender ou aperfeiçoar uma segunda língua: a segunda língua deixou de ser diferencial para ser necessidade, em boa parte das profissões. Se você ainda precisa desenvolvê-la, considerar um tempo para o estudo de Inglês (incluindo, se possível, um estudo mais técnico para sua área) e/ou outra língua interessante para sua área é bem válido;

– Cursos e certificações para conhecimentos específicos: em alguns casos, o aluno percebe com uma pesquisa do mercado que é mais fácil conseguir boas oportunidades tendo determinados conhecimentos úteis à área, comprovados por meio de cursos ou certificações. Para um egresso de Publicidade e Propaganda, por exemplo, será fácil constatar que o domínio das ferramentas digitais é bastante pedido no mercado – que tal investir, então, num curso de Google + Facebook Ads?

– Aprender na prática: Sem dúvidas, a experiência de vivenciar o mercado é uma maneira garantida de adquirir conhecimentos e novas habilidades em sua área de atuação. É o famoso aprender fazendo, que o aluno que teve oportunidade de estagiar no período da faculdade já conhece muito bem. A experiência profissional traz crescimento tanto técnico quanto pessoal, já que ensina a importância da organização, o cumprimento de metas e ainda como se portar em um ambiente corporativo. Se a oportunidade de praticar e desenvolver seus conhecimentos com um trabalho fixo aparecer, pode ser interessante aproveitá-la, sem esquecer, no entanto, o conselho de que a fase de recém-formado é ideal para se adiantar nos estudos necessários. Essa visão é importante para não se deixar cair no erro de ser “sugado” pelo mercado sem se dedicar também ao seu desenvolvimento a longo prazo.

Buscar uma pós-graduação/MBA: uma boa comprovação de como o diploma de graduação tem sido visto como um “ponto inicial” na carreira é a importância dada no mercado aos cursos de pós-graduação e MBA. Para diversas áreas, ele virou quase obrigação. A visão geral dos recrutadores de empresas é que uma pós-graduação demonstra o seu interesse e domínio técnico em uma área específica dentro da formação profissional escolhida, trazendo mais segurança para que atue nela com excelência.

Portanto, se você já tem determinada a sua área de atuação ou ao menos já sabe identificar quais são os seus interesses, é recomendado utilizar o período pós-formatura para capacitar-se com novos conhecimentos voltados para a área que pretende seguir. De fato, você vai perceber que ter saído há pouco da faculdade garantirá maior facilidade com os estudos, um exercício bem mais difícil para quem já “perdeu a prática”.

Para escolher o curso de pós-graduação ideal, será necessário pesar diversos quesitos, como a diferença entre uma pós lato sensu e stricto sensu – em resumo, de acordo com o MEC, os programas de especialização, que incluem o modelo conhecido como MBA (Master Business Administration), são entendidos como lato sensu, enquanto programas de mestrado e doutorado compreendem as pós-graduações stricto sensu. A primeira opção é a indicada para quem busca se capacitar mais especificamente para o mercado, porém, como há centenas de instituições oferecendo especializações e MBA, é essencial buscar todas as informações para escolher um curso sério, legalizado e creditado no mercado.

É, não tem fórmula mágica! O segredo para saber o que fazer agora é ter as perguntas certas e buscar as respostas dentro de você. Direcionar suas metas para um objetivo vai facilitar a tomada de decisões, mas não hesite em pedir ajuda a quem for necessário e, sempre que preciso, em revisitar os seus planejamentos para confirmar que está indo pelo caminho certo. Afinal, o objetivo disso tudo é somente um: buscar sua realização.

Aproveite o caminho!Desafie-se! Conheça os cursos de pós-graduação da FAESA clicando aqui.

Tags: