FAESA promove o I Simpósio de Enfermagem


Publicado em: 29 de julho de 2016

O curso de Enfermagem promoveu o “I Simpósio de Gestão: da prática do cuidado à administração em enfermagem” na FAESA Vitória. O evento foi realizado no dia 09 de junho, no Miniauditório da FAESA Vitória.

O Simpósio teve como objetivo aprofundar as reflexões críticas sobre a Gestão do Cuidado em Saúde, a fim de contextualizar os conhecimentos teóricos sobre administração em enfermagem e auditoria, com os diversos campos de atuação prático e suas vivências, considerando a concepção ampliada de saúde, especificamente em gestão do cuidado.

Para realização do primeiro debate, que tratou do tema central do evento, foram convidadas duas enfermeiras: Alessandra Barcelos, coordenadora da Unidade de Saúde “Dr. Luiz Claudio Passos”, do bairro Andorinhas, em Vitória e Raquel Costa, que atua na mesma Unidade.

O segundo tema abordado foi “Auditoria em enfermagem e os desafios enfrentados no cotidiano da prática do cuidado”. O convidado foi Alberto Coelho da Costa , enfermeiro auditor.
Para participar do Simpósio, os participantes levaram um litro de leite e um pacote de biscoitos, que foram doados para o Asilo de Vitória.

Para a coordenadora do curso, professora Mariana P. da Silva Araújo, “o evento possibilitou aos alunos do curso de Enfermagem perceber a atuação do Enfermeiro-Gestor nas diversas áreas de assistência à saúde (Atenção básica, Média e Alta Complexidade). Na equipe multiprofissional, o Enfermeiro é o profissional que já sai da academia sendo líder e gestor de uma equipe: equipe de enfermagem, equipe de saúde e também em diversas instituições de saúde.”