FAESA inaugura laboratório de Biologia e Psicologia Experimental

Localizado no Pilotis do Bloco 6, Campus Vitória, o novo espaço possui três salas (de preparo, de material e o biotério), além de 25 aparelhos de microscópio, 22 lupas e 20 caixas de Skinner, uma coleção didática com mais de 300 espécies entre peixes, anfíbios, aves, mamíferos e invertebrados e uma coleção de crânios.


Publicado em: 7 de agosto de 2017

A FAESA Centro Universitário acaba de entregar para a comunidade acadêmica mais um espaço destinado ao complemento dos estudos e às atividades práticas dos cursos de Psicologia e Ciência Biológicas. Trata-se do novo Laboratório de Biologia e Psicologia Experimental.

O laboratório, localizado no Pilotis do Bloco 6 do Campus Vitória, possui três salas (de preparo, de material e o biotério). Além de 25 aparelhos de microscópio, 22 lupas e 20 caixas de Skinner, uma coleção didática com mais de 300 espécies entre peixes, anfíbios, aves, mamíferos e invertebrados e uma coleção de crânios.

O novo espaço é multidisciplinar, mais amplo e com a capacidade maior para atender um número maior de alunos, passando de 40 para 54 estudantes. O local tem acessibilidade e uma sala exclusiva para arquivamento do material de campo.

Para a professora Cláudia Cruz, que ministra as disciplinas Zoologia Invertebrados I e II para os alunos do curso de Ciências Biológicas, o novo espaço facilitará a dinâmica das aulas.

“Teremos mais espaço para que os alunos trabalhem individualmente ou em grupo. Os equipamentos e a coleção zoológica possuem locais específicos e adequados, com um ambiente mais amplo, iluminado e ventilado, o que evitará a proliferação de fungos que podem causar danos. O número maior de bancadas para preparar e organizar os materiais de aula facilitará muito a nossa rotina docente”, explicou.

O Reitor professor Alexandre Nunes Theodoro, falou da importância do espaço e da preocupação da FAESA em sempre oferecer espaços de qualidade para o pleno aprendizado dos nossos alunos.

“Quero compartilhar com vocês a minha alegria e satisfação em inaugurar o novo Laboratório de Biologia e Psicologia Experimental. Até o semestre passado nós tínhamos um outro espaço, o Caxixe, que foi muito importante, mas hoje o novo Laboratório reflete a qualidade e o trabalho que temos desenvolvido dentro da FAESA. Nossos alunos e professores merecem esse espaço novo, maior, com mais conforto e qualidade”, comemorou.

A inauguração foi realizada nesta manhã e contou com a presença de alunos, professores, coordenadores de curso, gestores e funcionários administrativos.

Para conferir as fotos da inauguração, clique AQUI

 

  • Depoimentos

 

Garantia da qualidade

“A inauguração do novo espaço do laboratório é um reflexo da preocupação da FAESA em garantir para nossos alunos um local de acolhimento e qualidade. Nesse espaço, os estudantes poderão aprender de forma inovadora, a partir da realização de experimentos e participação em projetos de pesquisa, garantindo a aquisição e uso do conhecimento em benefício da sociedade, de forma integrada a diferentes áreas do conhecimento.

Luciano de Souza Cunha, coordenador do curso de Psicologia.

Muita alegria

“Ver esse laboratório sendo inaugurado significa muito. Muita alegria em poder ajudar a todos, ver a melhoria do espaço para os alunos, porque foi muita luta para chegarmos aqui hoje. Estou muito feliz e emocionada”.

Silvania Coitinho, Técnica de Laboratório há 17 anos na FAESA.

 

Acesso a pesquisa

“Agora com o laboratório de Biologia e Psicologia Experimental nós teremos a oportunidade de avançar ainda mais nos processos e de desenvolver um trabalho ainda melhor, ampliando o acesso a pesquisa, porque a nova infraestrutura faz toda diferença”.

Amandda Rangel Nascimento, aluno do 8º período de Ciências Biológicas.

 

 

Avanço para o curso

“O novo laboratório configura-se um avanço para o curso de Ciências Biológicas, na medida em que possibilitará aos alunos aulas práticas de melhor qualidade. Os experimentos e as atividades laboratoriais serão desenvolvidos em um espaço mais amplo e com equipamentos organizados contribuindo assim, para a formação profissional”.

Ana Karina Wiermann, coordenadora dos Cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia.

 

Texto: Nathália Esteves

Fotos: Karina Rocha