FAESA e Shopping Vitória fecham convênio inédito de inovação na educação

Parceria garante aproximação entre setor de varejo e academia


Publicado em: 16 de março de 2019

A FAESA deu mais um importante passo com o objetivo de aproximar ainda mais a academia das grandes empresas do mercado capixaba. Um convênio inédito de vivência profissional acaba de ser fechado com o Shopping Vitória, por meio do qual um grupo de estudantes terá a oportunidade de desenvolver, por seis meses, um projeto inovador na área de tecnologia dentro do Shopping Vitória. O primeiro passo para o projeto, chamado de SV LAB, aconteceu com a assinatura do convênio entre as duas instituições nesta sexta (15/03).

O modelo de parceria é pioneiro para as duas organizações. Os estudantes irão trabalhar em algo completamente novo, idealizado por eles mesmos, que será desenvolvido com o suporte dos profissionais do Shopping Vitória. Para Ricardo Thompson de Boni, um dos integrantes da equipe e aluno do 4º período do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da FAESA, a oportunidade é única.

Clique aqui para conferir a repercussão do jornal Folha Vitória

“É uma excelente oportunidade de, ainda na faculdade, termos uma experiência profissional completamente diferenciada: dentro de uma empresa de prestígio, desenvolvendo um projeto que gostamos e que idealizamos, com todo o suporte para colocá-lo em prática”, destaca. Ele irá compor o grupo ao lado de Marcos Gabriel Mendes e Lucas Lima, do 2º período do curso de Tecnologia em Jogos Digitais, e Rafael Bianchini, do 6º período de Engenharia da Computação.

No SV Lab será possível desenvolver a ideação, validação e prototipação dos projetos, de forma coletiva. Para a gestora de inovação da FAESA, Bianca Rodrigues, parcerias assim são fundamentais no processo de colaboração e inovação.  “O projeto proporciona esse intercâmbio da FAESA com o Shopping, que representa a proximidade da academia com o mercado, com o intuito de trabalhar o processo de inovação. Esse intercâmbio é importante para os nossos alunos, pois abre portas para a empregabilidade. E, para as empresas, é uma oportunidade de buscar talentos e novas ideias. É uma troca de conhecimentos que favorece a todos”, explica.

Parceria começou no Hack FAESA

A parceria começou a se desenhar no Hack FAESA 6.0, realizado em setembro do ano passado. A maratona de programação reúne na banca avaliadora representantes de grandes empresas, proporcionando uma vitrine de talentos e projetos para o mercado, o que já resultou em contratações de alunos por grandes empresas nas edições anteriores. Convidado pela FAESA para ser um dos jurados, o gerente de TI do Shopping Vitória, Fabiano Martim, lançou para os participantes o desafio de propor um projeto focado na realidade de negócio do Shopping e teve nove projetos propondo soluções nesse sentido.

O grupo vencedor, formado pelos estudantes da FAESA, Lucas Lima, Marcos Gabriel Mendes, Ricardo Thompson de Boni e Rafael Bianchini, foi convidado pelo Shopping, junto de mais duas equipes que competiram no hackathon, para apresentar um pitch para a gerência do Shopping Vitória e acabou sendo selecionado e convidado para participar do SV Lab. 

“A parceria nos proporciona promover esse ambiente de inovação dentro do Shopping, trazer a energia e visão de mundo desses estudantes, bem como a visão de usuários, para dentro do nosso negócio. É o primeiro passo que estamos dando nesse caminho e que pode se tornar algo muito maior”, afirma o gerente de TI do Shopping Vitória, Fabiano Martim.