FAESA e Prefeitura de Vitória unem forças em projeto de revitalização do Galpão das Paneleiras 

FAESA e Prefeitura de Vitória unem forças em projeto de revitalização do Galpão das Paneleiras 

Um dos principais símbolos da cultura capixaba, a panela de barro e o ofício das paneleiras vão ganhar novo impulso com uma nova proposta de revitalização do Galpão das Paneleiras de Goiabeiras. O projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA, “Raízes do Galpão: História, Cultura e Reabilitação Urbana”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Vitória, tem como objetivo elaborar um estudo preliminar para a requalificação do galpão e de sua área de entorno. Reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o espaço desempenha papel fundamental na preservação da tradição das panelas de barro, além de representar importante potencial turístico e econômico para o município. 

A proposta visa oferecer soluções de baixo impacto ambiental para valorizar a região, criando rotas acessíveis e seguras que incentivem a mobilidade ativa — como caminhada e bicicleta — e integrem o espaço ao turismo náutico e de experiência, com rota de acesso marítimo e integração com polos gastronômicos próximos. A ideia é reforçar a sustentabilidade do local, sempre respeitando o modo de vida e o saber tradicional das paneleiras. 

Para isso, a iniciativa vai reunir professores, estudantes, técnicos da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), paneleiras e a comunidade local em um processo colaborativo que inclui levantamento técnico e histórico, oficinas participativas, estudos arquitetônicos e urbanísticos e prototipagem tecnológica. O projeto será conduzido ao longo de seis meses, com entrega final prevista para março de 2026, quando o estudo será apresentado oficialmente à Prefeitura e à comunidade, acompanhado de maquete eletrônica e vídeo institucional para visualização das propostas. 

Segundo o reitor da FAESA, professor Alexandre Nunes Theodoro, o projeto reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio cultural capixaba. “A FAESA entende que a extensão universitária é um caminho poderoso para unir conhecimento técnico, desenvolvimento social e inovação. Este projeto representa uma oportunidade única de aplicar a arquitetura a serviço da cultura e da comunidade, deixando um legado concreto e simbólico para Vitória”, afirma. 

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário e coordenadora do projeto, Viviane Pimentel, destaca o caráter humano e participativo da proposta. “Mais do que um estudo arquitetônico, o Raízes do Galpão é um convite à escuta e à cocriação. Pretendemos construir, junto às paneleiras e aos moradores, um novo olhar sobre o espaço, que valoriza suas origens e projeta o futuro com respeito, inclusão e pertencimento”, explica. 

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, pondera a importância dessa iniciativa. “O Galpão das Paneleiras é um espaço de tradição, cultura e força feminina, onde atuam mulheres guerreiras que mantêm viva, há mais de quatro séculos, uma das manifestações culturais mais autênticas do Espírito Santo. Esse projeto é um reconhecimento à sabedoria ancestral delas e reafirma o compromisso da Prefeitura de Vitória com a cultura popular e tradicional, promovendo dignidade, respeito e reconhecimento a quem mantém viva a história da cidade”.  

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Marcus Gregório, ressalta que a iniciativa fortalece a integração entre cultura, turismo e desenvolvimento urbano. “As paneleiras representam a essência da nossa identidade capixaba. Revitalizar esse espaço com sensibilidade, planejamento e participação da comunidade é um passo importante para ampliar o potencial turístico da região e gerar novas oportunidades econômicas, sem abrir mão da tradição que torna o Galpão único”, afirma. 

Outras notícias

todas as notícias

A participação reforça o compromisso institucional com a melhoria contínua da qualidade da educação superior

Por Marcello Dala Bernardina, professor do curso de Medicina da FAESA Centro Universitário

Por Mirella Bravo, professora do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário

A participação reforça o compromisso institucional com a melhoria contínua da qualidade da educação superior

Por Marcello Dala Bernardina, professor do curso de Medicina da FAESA Centro Universitário

Por Mirella Bravo, professora do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário