FAESA conquista 4 prêmios no Intercom Sudeste

A fase regional do mais concorrido congresso de Comunicação do País, o Intercom, aconteceu no último final de semana, de 07 a 09 de junho.


Publicado em: 15 de junho de 2018

A fase regional do mais concorrido congresso de Comunicação do País, o Intercom, aconteceu no último final de semana, de 07 a 09 de junho. O XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste foi realizado em Belo Horizonte, e reuniu apresentações de trabalhos, publicações de alunos e professores, além de workshops, mostras e palestras.

Nossos alunos tiveram 14 trabalhos práticos selecionados para o Expocom, que ficaram entre os cinco melhores da Região Sudeste em suas categorias. Desses, foram quatro vencedores. Entre os prêmios, está o de melhor Agência Jr. de Publicidade, que destaca a Agência Integrada FAESA como a melhor em toda a região sudeste, ficando à frente de instituições de destaque do eixo RJ-SP. Além disso, cinco artigos foram apresentados pelos alunos da FAESA no Intercom JR, evento que dá a oportunidade de desenvolver nos estudantes a habilidade da pesquisa acadêmica.

Para um aluno de Comunicação, viver o congresso como participante já é uma experiência enriquecedora porque ele interage com estudantes e professores das principais instituições da Região. Mas, para aqueles estudantes que puderam apresentar os seus trabalhos para as bancas regionais e subir ao palco para receber o troféu do Intercom, foi uma experiência única.

Lorenzo Francez Nascimento e Kennedy Anderson Cupertino de Souza foram os premiados na categoria Produção Transdisciplinar, com seu trabalho Você já é de casa: planejamento integrado da semana de boas vindas dos calouros. “É uma experiência gratificante participar do Intercom Sudeste, e melhor ainda receber o prêmio, porque a gente viu que tinham trabalhos muito bons concorrendo com o nosso, de universidades renomadas. Sou muito grato pelo suporte que o corpo docente da FAESA me deu, e também pela minha professora orientadora Mirella Bravo, que me ajudou bastante. Eu estou muito feliz pelo intercâmbio de conhecimento que foi o Intercom, pois os próprios professores já tinham dito que conquistar o primeiro lugar era só a cereja do bolo, já que chegar entre os cinco selecionados já era uma grande vitória”, comenta Lorenzo.

A Agência Integrada FAESA também levou pela segunda vez o troféu de Agência Jr. de Publicidade e Propaganda, conquistando o bicampeonato. O prêmio foi resultado de um esforço conjunto entre os alunos Juliana Ramaldes, Alexandre Gadioli, Mila Vieira e Eduardo Pagotto e os professores Gustavo Coutinho e Victor Mazzei. Juliana contou um pouco sobre como foi participar da competição: “Mesmo querendo muito, eu não esperava. Agora eu espero que eu consiga representar a Instituição da melhor forma possível na etapa nacional. Foi muito legal na hora do anúncio. A equipe atual, e também a que já passou pela Integrada, comemoraram muito. O Guga e o Mazzei não estavam lá, mas foram eles que me incentivaram a participar e me ajudaram a revisar o trabalho. Eles foram maravilhosos, sempre apoiam a gente e incentivam o nosso crescimento”. Guga (Gustavo Coutinho) é responsável técnico da Integrada FAESA, e o professor Victor Mazzei é o coordenador da Agência – um projeto de Extensão da FAESA, que proporciona aos alunos a experiência prática da profissão, integrando estudantes de Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

Já o aluno Matheus Metzker, que foi premiado na categoria Produção em Fotojornalismo, teve um percurso diferente. Inicialmente seu trabalho Vale do Mulembá e Ilha do Lameirão: preservação e tradição no ofício das paneleiras de Goiabeiras, não foi aceito, por um erro na apuração. Matheus, que foi orientado pela professora Zanete Dadalto, recorreu e conta que “depois de uma reavaliação notou-se que ele estava nos critérios exigidos. A apreensão foi muito grande até a decisão final, o que me fez ter uma adrenalina e indecisão de como seria o desfecho. Porém, quando houve a aceitação, tive verdadeiramente a sensação de dever cumprido e que a oportunidade de estar lá já era muito boa. Além disso, acredito fielmente que esse prêmio representa que todo esforço e cansaço são recompensados. É algo que ficará marcado por toda vida!”

Na categoria Comunicação e Inovação, foi Tathiane Mendes da Costa quem brilhou, com o trabalho Criativa – Jogo Da Criatividade, orientada pelo professor Victor Mazzei. “Como estudante foi uma experiência muito bacana participar do Intercom. Eu vi trabalhos muito interessantes, com abordagens totalmente diferentes, e muita coisa que eu estou estudando eu vi sendo aplicado na prática”, conta a aluna.

 

TV FAESA transmite pelo segundo ano o evento de encerramento

E a emoção da premiação foi transmitida ao vivo pela internet graças ao trabalho da equipe da TV FAESA, coordenada pelo professor Willian Oliveira, que pelo segundo ano consecutivo foi a única a realizar a cobertura de todo o evento para as redes sociais, tendo como âncora o aluno Pedro Amâncio.

A FAESA está muito orgulhosa por contar com um corpo discente e docente tão talentoso e dedicado, e parabeniza a todos, não só pelas grandiosas conquistas, mas também por todo esforço de professores orientadores e alunos, que enviaram seus trabalhos e se empenharam para compartilhar seus conhecimentos.

O Intercom Sudeste foi realizado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC, em Belo Horizonte. Já a etapa nacional do Intercom – 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – será realizada na Universidade da Região de Joinville, em Joinville-SC, de 2 a 8 de setembro de 2018.

Rumo ao Intercom Nacional! Estamos na torcida!!!!!!!!

Acompanhe a cobertura do encerramento do evento feita pela TV FAESA e não perca um momento dessa transmissão.


Notícias Relacionadas