FAESA celebra a conquista da transformação em Centro Universitário


Publicado em: 17 de fevereiro de 2017

Há 45 anos fazendo parte da vida dos capixabas, a FAESA tem motivos para celebrar as suas conquistas. Mais do que um centro de excelência, se transformou em Centro Universitário e, no último dia 02 de fevereiro compartilhou esse marco, durante uma importante solenidade de instalação da faculdade em Centro Universitário.

A história da FAESA foi construída por pessoas que tiveram um sonho e por ele viveram: doutor Antário e professora Waldeth Theodoro, um casal que carregou em sua história de vida a paixão pelo ensino e por transformar vidas por meio da educação.

Com a palavra, a Chanceler Waldeth Nunes Theodoro: “sinto agradecida a Deus por permitir aos 87 anos ver uma obra que eu, meu saudoso e querido esposo e amigos iniciamos em 72, oferecendo educação de qualidade para os capixabas, ajudando a transformar a cidade e o nosso estado. No decorrer desses 45 anos vi a FAESA se desenvolver e formar cidadãos capazes de mudar a vida para melhor. Presenciei muitos alunos se qualificarem e ocuparem lugares de destaque na sociedade capixaba. Sempre tivemos a certeza de que o crescimento dos nossos alunos representava o crescimento da FAESA. A todos que ajudaram nessa trajetória de sucesso o meu muito obrigada”.

Com alegria, em seu discurso, o Reitor Alexandre Nunes Theodoro destacou sobre o sonho da transformação da faculdade em Centro Universitário. “Esse é um acontecimento sonhado, esperado e trabalhado com muito empenho. E, para fazer valer essa nova fase precisaremos manter o foco na competência para dar conta dos desafios que a educação nos impõe diariamente, fazendo com que a FAESA se mantenha no seu caminho de constante busca e manutenção da excelência. E, ao primar por essa excelência, o fazemos em nome da razão de ser da nossa Instituição, os nossos alunos”.

O Reitor ainda falou sobre o futuro da FAESA: “um pensamento de otimismo, ancorado em nosso profissionalismo, nas nossas estruturas e em uma equipe que faz tudo acontecer, afirmam que a FAESA ao completar 45 anos tem mais futuro do que passado. E esse futuro é possível porque você, professor, é um verdadeiro mestre na arte de ensinar e entende que o essencial é o aprender. Por que cada um de vocês que faz parte da equipe administrativa entende que a nossa proposta de valor só acontece se tudo a sua volta acontecer. Por que você, gestor, entende que o todo é realmente maior que a simples soma das partes e porque cada profissional liderado por você se entrega de maneira coordenada, focada e voltada para a mesma direção, a excelência. Tudo isso porque a sociedade capixaba e o país merecem o nosso melhor. Por que juntos somos a FAESA, essa Instituição que é sinônimo de luta e vitória”.

Autoridades

Diversas autoridades participaram da solenidade de transformação da faculdade em Centro Universitário, que aconteceu no cerimonial Itamaraty Hall, em Vitória.

Estiveram presentes o vice-governador do Estado, César Colnago; o secretário de Estado de Educação, Haroldo Corrêa Rocha; o Desembargador Adalto Dias Tristão; o Prefeito de Cariacica Juninho, e a Deputada Estadual Luzia Toledo.

Representando a bancada federal capixaba, o Deputado Federal Marcus Vicente não pode comparecer ao evento, mas deixou uma mensagem: “A FAESA faz parte da vida dos capixabas há 45 anos. No Espírito Santo todos tem um conhecido, um familiar, alguém de sua relação próxima que fez FAESA. A Instituição sempre foi grande e já nasceu grande na mente dos seus idealizadores. Hoje, com esse marco, consolida de vez a sua vocação para a formação de profissionais que despontam na sociedade capixaba e que levam nossa bandeira pelo mundo. Eu desejo como cidadão e homem público que a FAESA possa continuar ajudando o estado a se destacar cada vez mais no cenário nacional”.

O vice-governador, César Colnago, em seu discurso enfatizou que a educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do país. “A FAESA acredita na educação e num ensino de qualidade. E, neste momento ao se transformar em Centro Universitário a FAESA contribui para o desenvolvimento do Espírito Santo, para o seu destaque nacional. Parabéns família Theodoro e a todos aqueles que colaboram com a construção de uma Instituição respeitada e que veio pra ficar”.

Homenageados

Durante a solenidade, uma homenagem foi feita a algumas pessoas que fizeram a diferença na conquista da FAESA: Andrea Cristina Covre, que é egressa e atual aluna; Siomara Brandião, que recebeu a homenagem em nome de toda a equipe administrativa e, a professora Denise Franzotti Togneri que representou todos os professores.

Andrea Cristina Covre é formada em Administração, Ciências Contábeis e Direito pela FAESA e, atualmente, cursa Design de Interiores. “Parabenizo a conquista que é fruto de um contínuo processo de dedicação e aprimoramento de expertise, características oriundas da família, muito bem aplicadas a vida empresarial. Sinto-me honrada em fazer parte do corpo discente e representá-lo através dessa carinhosa homenagem. Cursando minha 4ª graduação na FAESA posso atestar o amadurecimento Institucional ao longo dos últimos anos que culminou com o que estamos comemorando, a instalação do Centro Universitário. Rubem Alves diz que quem ensina vive para sempre em quem aprendeu. Esse é o maior legado, a FAESA sendo eternizada através de seus alunos”.

Encerramento

Uma grata surpresa marcou o encerramento da solenidade com a apresentação do grupo Encantar FAESA, com a música “Um novo tempo” de Marcos Valle e arranjo de Paulo Vitor Lopes Saiter Soares, professor da FAESA.

O grupo, que surgiu pela iniciativa dos cursos de Direito e Odontologia e hoje contempla alunos, egressos, funcionários e professores de toda a Instituição, deixou uma mensagem: “uma instituição de ensino deve privar também pela cultura do seu povo. Ensinar é revelar a cultura. E, a FAESA, por meio da música, nos revela o que há de mais humano em nós e nos transporta a proximidade do Divino. O grupo está aberto a comunidade acadêmica porque acreditamos que a festa é nossa, é de quem quiser, de quem vier”.

Confira algumas imagens do evento:

Texto: Karina Rocha

 Produção do vídeo: Nathália Esteves

 


  • Rosimery De Souza Costa

    Curso direito. Amo estudar aqui.
    Parabéns FAESA.