Exposição reúne dez anos de Procissão Fotográfica


Publicado em: 10 de março de 2017

A exposição “Fé no Espirito Santo: 10 anos de Procissão Fotográfica” reúne 75 fotografias que retratam os últimos dez anos da maior demonstração de fé dos católicos capixabas: a Festa da Penha. Tudo isso captado pelos olhares de centenas de alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA.

A mostra acontece na sala de exposições do Convento da Penha e estará aberto ao público até o dia 13 de maio, das 8h às 12 h e das 13h às 16h.

“Quem visitar a exposição encontrará a fé e a religiosidade das pessoas que participam da Festa da Penha e são fotografadas pelos estudantes através do projeto de extensão da FAESA “Procissão Fotográfica”. Essa é uma forma de retribuir a disposição e a generosidade dessas pessoas ao se deixarem fotografar e entrevistar”, destaca Zanete que também é curadora da exposição.

A mostra, que marca o início da programação em homenagem à padroeira do Estado em 2017, é uma realização da FAESA Centro Universitário juntamente com a Fraternidade Franciscana do Convento da Penha.

Saiba mais:

Tudo começou no ano 2001 quando a professora da disciplina de Fotojornalismo da FAESA, Zanete Dadalto, organizou a primeira cobertura fotográfica da Festa da Penha. Devido ao envolvimento dos alunos e a qualidade do material produzido, no ano de 2007 a atividade foi transformada em um projeto de Extensão. Neste mesmo ano o projeto passa a ser também multidisciplinar com a participação dos alunos da disciplina de Redação Jornalística, ministrada pela professora Emília Manente, e alunos voluntários do curso de Comunicação. Agora, além do registro fotográfico, os alunos também se revezam para entrevistar, filmar e produzir textos jornalísticos de todos os eventos da Festa da Penha.

O nome “Procissão Fotográfica” foi escolhido por ser, originariamente, uma cobertura fotojornalística feita por vários alunos durante os nove dias do evento. A atividade resulta no maior acervo fotográfico de qualquer evento no Estado e tornou-se uma forma de dar visibilidade à fé e a religiosidade de milhares de pessoas que todos os anos participam da Festa da Penha, bem como uma contribuição para a memória histórica e cultural do Espírito Santo.

Ao todo, o projeto já envolveu mais de 600 alunos e um acervo de mais de 50 mil fotografias.

Serviço:
Exposição “Fé no Espírito Santo: 10 anos de Procissão Fotográfica”
Data: 11/03 a 13/05, das 8h às 12 h e das 13h às 16 h.
Local: sala de exposições do Convento da Penha.
A entrada é gratuita

Fontes: professoras Zanete Dadalto e Emília Manente e Fraternidade Franciscana do Convento da Penha