Estudantes de Comunicação dominam a premiação da Ecos Mostra

Nas outras categorias também só deu FAESA. E a participação dos nossos alunos no festival foi muito expressiva, vários deles figuraram no shortlist. Ao todo, 19 alunos da FAESA foram finalistas


Publicado em: 30 de novembro de 2017

Os estudantes de Comunicação da FAESA dominaram a 7ª edição da Ecos Mostra, evento que premia trabalhos de universitários de todo o Estado, organizado pela Ecos Jr. Em todas as cinco categorias, os alunos da FAESA foram premiados, em sua maioria, com os primeiros lugares.

A disputa deste ano contou com as categorias de Campanha Publicitária, Ilustração, Fotografia, Crônica e Curta. Na categoria Campanha, os três primeiros lugares, eu disse os três, foram conquistados por duplas de alunos da FAESA: Júlia Soresini e Paula Pimentel (1º lugar), Igor Gonçalves Ribeiro e Matheus Nunes de Oliveira (2º lugar) e Alexandre Gadioli e Thúlio Lacerda (3º lugar).

Nas outras categorias também só deu FAESA. E a participação dos nossos alunos no festival foi muito expressiva, vários deles figuraram no shortlist. Ao todo, 19 alunos da FAESA foram finalistas.

O festival tem participação aberta ao público e recebe universitários de instituições de ensino superior, públicas ou particulares, de todo o Espírito Santo, voltado principalmente para alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema, Audiovisual, Artes, Design e Letras (para a categoria de crônica).

Este ano, o tema escolhido foi “Pessoas em situação de rua no Espírito Santo”.

O evento é organizado pela empresa júnior de Comunicação Social (Ecos Jr.), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes),

Resultado Ecos Mostra:

Campanha Publicitária

1º lugar: Júlia Soresini e Paula Pimentel – FAESA

2º lugar: Igor Gonçalves Ribeiro e Matheus Nunes de Oliveira – FAESA

3º lugar: Alexandre Gadioli e Thúlio Lacerda – FAESA

 

Crônica

1º lugar: Daniela Esperandio – FAESA

2º lugar: Isabella Arruda – FAESA

3º lugar: Nicolas Rodrigues Alves – Ufes

 

Fotografia

1º lugar: Drielly Schmor – FAESA

2º lugar: Betina Rezende – Ufes

 

Curta

1º lugar: Ivan Barbosa – FAESA

2º lugar: Lucas Furtado – FAESA

 

Ilustração

1º lugar: Dimas Fraga – Estácio

2º lugar: Vinicius Silva – FAESA

 

Depoimentos

 

– Reconhecimento perante o mercado

“Esse prêmio é importante para nosso reconhecimento próprio, de vermos que quando a gente se dedica e tem o apoio de quem nos leva sempre para frente, as coisas realmente começam a dar certo, além do reconhecimento perante o mercado, e a visibilidade dada ao nosso nome após o concurso.”

Júlia Soresini e Paula Pimentel, alunas de Publicidade e Propaganda (1º Lugar | Categoria I Campanha)

  


– Feedback de profissionais

“Além de mostrar nosso trabalho, essa premiação foi importante por nos proporcionar o feedback de profissionais do mercado, sobre as ideias e técnicas que aplicamos.”

Igor Gonçalves Ribeiro e Matheus Nunes de Oliveira, alunos de Publicidade e Propaganda (2º lugar I Categoria Campanha)

 


– Momento enriquecedor

“Foi um momento enriquecedor, mesmo estando bem ansiosos. Receber o feedback de profissionais da área é sempre bom e, para nossa primeira participação em um concurso, foi um resultado maravilhoso. É uma experiência que todos da área deveriam passar.”

Alexandre Gadioli e Thúlio Lacerda, alunos de Publicidade e Propaganda (3º lugar I Categoria Campanha)

 


– O apoio é o mais importante

 “Participar da Ecos Mostra foi muito legal. Eu não tinha expectativa de levar algum prêmio, só de estar lá já era muita coisa. Quando descobri o evento, o tema, e vi a categoria de Crônicas, não pensei duas vezes e me inscrevi. Escrevo desde pequena, e escrever é um lazer para mim. Então, por que não? Para ser sincera, eu fui deixando a crônica de lado até ter uma conversa (que caiu do céu) com um morador de rua enquanto eu esperava o ônibus; ele me falou um pouco sobre a vida dele e me inspirou ao mesmo tempo. Daí, vi documentários para entender melhor a situação de pessoas que vivem nas ruas. Falar sobre elas é muito importante, não apenas em eventos assim. Foi uma oportunidade para eu expressar tudo o que penso. 173 deixou minha opinião ainda mais forte para meu próprio eu. Fiquei muito feliz ao ver meu trabalho ser abraçado tão docemente, não só pelos jurados, mas pelas pessoas que leram e gostaram. O apoio é o mais importante para mim.”

 Daniela Esperandio, aluna de Jornalismo (1ª Lugar I Categoria Crônica)

 


 – Experiência maravilhosa

 “Ter participado do Ecos Mostra foi, por si só, uma grande oportunidade. Poder mostrar o meu trabalho em uma nova graduação, enquanto aluna do primeiro semestre, e ainda levar um prêmio para casa se tornaram uma experiência maravilhosa. Espero continuar produzindo conteúdo, especialmente textos, de modo a aprimorar cada vez mais a minha escrita e assim me tornar a profissional que espero ser.”

 Isabella Arruda, aluna de Jornalismo (2º Lugar I Categoria Crônica)

 


– Grande Conquista

“Quando me inscrevi não imaginei que chegaria na final, muito menos que conquistaria o primeiro lugar. Fiz as fotografias no Centro População de Rua da Serra, que presta acolhimento, acompanhamento especializado às pessoas em situação de rua e que hoje atende cerca de 180 pessoas. Minha eterna paixão pela fotografia, além de me levar a essa grande conquista, mais uma vez me trouxe a oportunidade de viver uma experiência incrível que me impactou profundamente como pessoa. O Ecos é muito importante para nós, estudantes de comunicação, pois nos motiva a mostrar nossas ideias e nossa forma de ver o mundo”.

Drielly Schmor, aluna de Publicidade e Propaganda (1º Lugar | Categoria Fotografia)

 


 

– Feliz e realizado

“Minorias e causas sociais tem ganhado cada vez mais voz e, infelizmente, mais críticas a cada dia. Me sinto feliz e realizado por participar de algo que valoriza e defende uma causa que necessita do apoio da sociedade. É no mínimo gratificante ser premiado em um concurso que aborda tais temas! Em minha trajetória tive outras vezes a oportunidade de trabalhar esse tipo de tema e sempre busquei fazer o que pudesse para contribuir!”

Ivan Barbosa, aluno de Publicidade e Propaganda (1º Lugar I Categoria Curta)

 


– Mostrar nosso trabalho

“Acredito que o evento é muito importante.  Para nós, que estamos na faculdade, é uma excelente oportunidade de mostrar nosso trabalho e sair da faculdade com um portfólio bem bacana. O evento me proporcionou um contato com profissionais do mercado, onde ouvi feedback e direções para trabalhos futuros.”

Lucas Furtado, aluno de Publicidade e Propaganda (2º Lugar I Categoria Curta)

 


– Adquiri muito conhecimento

“É muito gratificante ter o trabalho reconhecido em um evento que cresce a cada ano. Ter o apoio e a disposição dos professores para orientar os trabalhos incentivou ainda mais minha participação na Ecos Mostra. Além disso, o feedback dos jurados ajudou a ter uma visão mais ampla, de como funciona o processo de criação. Com certeza adquiri muito conhecimento lá.”

Vinicius Silva, aluno de Publicidade e Propaganda (2º Lugar I Categoria Ilustração)

 

Texto: Nathália Esteves

Fotos: Divulgação



Notícias Relacionadas