Estudantes da Pós-FAESA discutem o novo papel do líder nas organizações

World café para discutir papel do lider nas organizações


Publicado em: 2 de março de 2019

A atividade foi desenvolvida no formato world café com alunos dos MBA’s em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica de Pessoas.

Os estudantes dos MBA´s em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica de Pessoas participaram no dia 23 de fevereiro de uma atividade interdisciplinar, conduzida pelas professoras Cynthia Molina e Andreia Bolzan, e que promoveu entre eles networking e uma reflexão sobre o papel do líder na transformação digital nas organizações.

A atividade é parte das disciplinas Liderança e Gestão de Equipes e Atração e Captação de Pessoas e teve por objetivo propiciar reflexões sobre a influência do perfil do líder em diversos aspectos e processos nas organizações, ampliando o olhar dos alunos e provocar a interação com o novo, com novas opiniões e novas experiências.

Segundo a professora Andreia Bolzan a atividade superou as expectativas. “O objetivo do trabalho realizado com as duas turmas era de proporcionar ganhos diretos e indiretos. Indiretamente, foi criada uma situação de networking neste ambiente acadêmico de qualidade. Os alunos puderam interagir no tempo inicial em suas equipes heterogêneas. A atividade superou minhas expectativas, tanto durante as discussões como na finalização com a exposição dos temas”.

Ela contou que, pensando em relação às questões técnicas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes pontos de vista com a aplicação do conceito que já havia sido estudado.

A atividade foi desenvolvida no formato World Café – é um processo participativo aparentemente simples que tem capacidade de trabalhar a diversidade e complexidade no grupo, fazendo emergir a inteligência coletiva. Trata-se de um processo de diálogo em grupos, no qual os participantes conversam em torno de uma pergunta central.

Foram formados dois grupos mesclados, um com cada questão semente. Os alunos discutiram cada tópico por 30 minutos e, em seguida, trocaram de grupos (ficando em cada grupo um anfitrião), gerando novas ideias. Ao final, cada grupo apresentou suas considerações registradas em cartazes para que todos pudessem interagir e opinar.

As questões semente propostas foram: A influência do perfil do líder nos processos de seleção; e O papel do líder exponencial na transformação digital das organizações.

Para a professora Cynthia Molina, a dinâmica instigou os alunos a repensar os temas propostos sob novas perspectivas, considerando a opinião e a vivência dos colegas. “A interação foi o ponto alto, onde a partir de experiências inicialmente divergentes os alunos construíram novos conhecimentos e saíram motivados a mudar de atitude para tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso”.

O estudante do MBA em Gestão Empresarial, Alexandre Moreira, conta que achou muito bacana a dinâmica e a interação com os estudantes de Gestão de Pessoas, pois puderam sair um pouco do ambiente de sala de aula.

“saímos da sala de aula que estávamos acostumados, passando a fazer uma atividade diferente, interagindo com uma turma diferente e com pessoas diferentes. Interessante que saímos um pouco da nossa zona de conforto, compartilhando novas experiências de pessoas diferentes, que têm outra visão do negócio. A gente está focando em determinado tipo de visão, e eles trouxeram novas experiências. Foi muito enriquecedor no final. A experiência é válida e todo mundo ganhou muito com isso, tanto nós quanto eles”, conta Alexandre.

Texto: Sthefania Rodrigues