Estudantes americanos vivenciam experiência única durante intercâmbio na FAESA

O grupo acompanhou, durante uma semana, as práticas odontológicas do curso, além das ações de responsabilidade social.


Publicado em: 29 de maio de 2018

 

Um grupo de estudantes americanos, da Indiana University School of Dentistry, vivenciou uma experiência única, durante o Intercâmbio de Odontologia na FAESA Centro Universitário.

Durante uma semana, entre os dias 19 e 27 de maio, o grupo acompanhou as práticas odontológicas dos alunos da FAESA, além das ações de responsabilidade social desenvolvidas pela Instituição no município de Sooretama, no Norte do Estado.

O intercâmbio surgiu a partir do estabelecimento de um programa de internacionalização entre a FAESA Centro Universitário e a Indiana University School of Dentistry, nos Estados Unidos. A coordenadora do curso de Odontologia da FAESA, professora Carla Letícia Alvarenga Leite, explica que as ações de responsabilidade social, que envolvem a comunidade, a possibilidade de conhecer e acompanhar os atendimentos na Clínica de Odontologia da FAESA, além da oportunidade de troca cultural ao se hospedarem nas casas dos alunos do Centro Universitário foram os pontos mais importantes do programa com os intercambistas.

Vivência

Os intercambistas em Sooretama.

A programação do Intercâmbio envolveu o acompanhamento das clínicas de Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais, Dentística, Cirurgia, entre outras especialidades, que são desenvolvidas na Clínica de Odontologia da FAESA.

Os intercambistas participaram ainda do projeto FAESA Expedição ES, em Sooretama, quando os alunos da Instituição prestaram serviços gratuitos, inclusive atendimento odontológico, à comunidade local em uma escola com cerca de 900 crianças.

Na programação acadêmica também foram realizadas visitas a instituições parceiras em que os alunos do curso de Odontologia atuam ao longo do curso – Asilo de Vitória, APAE, Hospital Evangélico de Vila Velha e uma Unidade Básica de Saúde da Prefeitura Municipal de Vitória.

Toda a programação teve o objetivo de colocar os intercambistas em contato com vários projetos importantes para a formação de um profissional completo.

Experiência transformadora

Steve vai levar para sempre todo o aprendizado adquirido na FAESA.

Um dos intercambistas, Steve Magura, destacou que essa foi a primeira viagem que fez pela Universidade de Indiana, fora dos Estados Unidos, e por isso se preparou para ter uma mente aberta para o aprendizado e para as diferenças culturais.

“O intercâmbio foi muito proveitoso e eu levo de volta essa experiência de como os brasileiros tratam os pacientes. Fiquei muito impressionado com o nível de conhecimento que nos foi apresentado aqui na FAESA, com o sistema de saúde que é bem diferente, e com a interação dos profissionais com os pacientes. Me senti muito à vontade e as pessoas foram muito receptivas, desde o momento em que saímos do avião, parecia que estávamos voltando para casa. Foi muito bom estar aqui e esse é um aprendizado que vou levar para sempre.”

Quando perguntado sobre a experiência que mais o marcou, durante o intercâmbio, Steve respondeu que definitivamente foi a FAESA Expedição ES, em Sooretama. “Fiquei impressionado, porque chegar numa área não muito privilegiada, e ver as crianças se comportando tão bem, tão carinhosas, e felizes com os atendimentos e com toda a assistência que foi prestada lá, foi muito marcante. Foi algo que mudou a minha vida”.

Os alunos da FAESA também tiveram uma experiência diferenciada, não só pela troca cultural como pela oportunidade de participar de uma palestra ministrada pela professora doutora Oriana Capin, que falou sobre a sua trajetória de sucesso como brasileira atuante na Odontologia nos Estados Unidos, além de uma apresentação feita pelos alunos intercambistas sobre as tecnologias que utilizam ao longo de sua formação profissional.

Programa encerra com chave de ouro

Encerramento do intercâmbio aconteceu na Clínica de Odontologia da FAESA.

A programação acadêmica encerrou na última sexta-feira (25), e para marcar este momento, todos os envolvidos no programa de intercâmbio participaram de um evento na Clínica de Odontologia da FAESA.

A professora doutora Oriana Capin, da Indiana University School of Dentistry, acompanhou e orientou seus estudantes durante o intercâmbio na FAESA. Ela, que é brasileira e está há 14 anos atuando na Odontologia nos Estados Unidos, contou como foi sua experiência na FAESA.

“Quando a gente chegou aqui na FAESA, tínhamos muita expectativa e estávamos aprendendo juntos, tanto os estudantes como eu. Era uma coisa nova para todos nós. Então, estou muito feliz com o encerramento do programa, porque tudo aconteceu como planejamos e os objetivos do programa foram atingidos. Fazer uma comparação da odontologia que a gente tem no Brasil e nos Estados Unidos, ver as diferenças e as semelhanças, poder aprender coisas novas e adaptar as nossas rotinas lá, e estabelecer um intercâmbio entre as universidades e os professores eram os nossos objetivos.”

As professoras Oriana Capin e Carla Letícia comemoraram o resultado do intercâmbio.

Oriana Capin aproveitou o momento para agradecer. “Eu não posso deixar de ressaltar o trabalho da coordenadora Carla Letícia. Tudo foi planejado nos mínimos detalhes e ela foi uma parte fundamental do sucesso deste programa. Não posso deixar de falar dos alunos que nos receberam com tanto carinho e cuidado. Os professores que nos trataram muito bem, que cuidaram da gente como se fôssemos da FAESA. Então, eu estou terminado o programa muito satisfeita com os resultados e com a certeza de que essa é uma parceria que vai perdurar por muitos anos”.

A coordenadora do curso de Odontologia da FAESA, professora Carla Letícia, se emocionou ao agradecer pela fantástica experiência que viveram durante o intercâmbio. “Tenho seis novos alunos e uma nova professora no nosso curso de Odontologia. Aprendemos muito uns com os outros e preciso agradecer aos meus professores e alunos, a todo time FAESA. Nós amamos ter vocês aqui e juntos nos tornamos o time dos sonhos. Voltem sempre, somos uma família agora, somos todos Indiana University School of Dentistry, somos todos FAESA Centro Universitário”.

Veja alguns momentos do intercâmbio:


Texto: Karina Rocha


Notícias Relacionadas