Encontro de Lean na FAESA reúne interessados no fomento da iniciativa da inovação capixaba


Publicado em: 4 de dezembro de 2018

Mais produtividade, menos desperdício. Que processo não fica melhor seguindo esses preceitos? É por conta da eficiência obtida com a aplicação de métodos e ferramentas para diminuição de desperdícios que a filosofia de gestão conhecida como Lean ganhou o mercado nos últimos anos, especialmente naquelas empresas preocupadas com a inovação.

Para muita gente, a mentalidade Lean pode soar como algo de difícil entendimento ou distante da realidade. Mas a verdade é que a grande marca dessa metodologia é a simplicidade, sendo que sua aplicação é altamente vasta. Pode-se dizer, por exemplo, que o pensamento Lean é aplicado quando se trabalha de forma resoluta, colaborativa e inovadora para resolução de problemas.

Muito utilizado para o universo das empresas de tecnologia e especialmente startups, o método tem tudo a ver com os ambientes em que a inovação nasce de forma colaborativa, como o popular Vale do Silício. Mas você sabia que no Espírito Santo já se fala, hoje, na constituição do Vale da Moqueca? É o despertar da sociedade capixaba no entendimento que através da colaboração podemos realizar a transformação.

Uma das ações relacionadas à formação de um espaço rico em discussões e em apoio a iniciativas empreendedoras, como é o caso do Vale da Moqueca, é a realização de eventos periódicos sobre as temáticas que envolvem esse universo. O Encontro de Lean surge como um dos impulsionadores para o crescimento da iniciativa. Trata-se de um grupo colaborativo de fomento à filosofia Lean, que reúne profissionais para compartilharem conhecimento e incentivarem uma mudança de cultura com foco em soluções de problemas e melhoria contínua.

No dia 13 de novembro, o Encontro de Lean contou com a presença de Marcelo Takahashi, profissional com 25 anos de experiência na metodologia (sendo 15 na Toyota do Brasil, a empresa responsável pela criação de estratégias de pensamento enxuto). Além das palavras de incentivo e motivação para a transformação, aprendemos, na ocasião, que a mudança do nosso mindset, o trabalho colaborativo e a inovação para solução de problemas garantem o sucesso profissional e ainda o desenvolvimento de empresas, com consequências diretas também no desenvolvimento do país.

É por conta de tantos aprendizados que a participação nesse grupo nos desenvolve não somente como profissionais mas como seres humanos, cientes de nossa capacidade de sermos as transformações que queremos.

 

O próximo encontro já tem data marcada! Clique aqui para se inscrever.


Notícias Relacionadas