Educação Inclusiva


Publicado em: 29 de julho de 2016

Ao longo do curso de Pedagogia, com as disciplinas que abordam a inclusão, proporcionamos aos alunos a possibilidade de refletir as questões que envolvem a diversidade e a educação, analisando a inclusão escolar e social como exercício primordial, que dá abertura à pluralidade e à tolerância.

As disciplinas dão aos alunos a oportunidade de vivenciar algumas práticas de educação especial/educação inclusiva, desenvolvidas nas escolas regulares de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental ou na educação de jovens e adultos, bem como em instituições especializadas, como as Apaes que desenvolvem trabalhos nos CAEE (Centros de Atendimentos Educacionais Especializados).

Nessa perspectiva, os estudantes de Pedagogia têm a possibilidade de planejar atividades, construir recursos e realizar mediações pedagógicas que respondam às demandas educativas escolares de alunos que apresentam deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

A partir dessas vivências, muitas vezes, surge o interesse pela pesquisa, o que gera Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Num período de 06 (seis) anos foram produzidos 25 (vinte e cinco) TCCs relacionados à temática educação especial/educação inclusiva.

Todos os estudos abordados têm como objetivo discutir questões epistemológicas, conceituais, políticas, culturais e éticas relativas à educação especial e/ou inclusiva. Nesse diálogo, entende-se que o processo de inclusão necessita da participação de toda comunidade escolar, poder público e familiares. Por esse motivo, a formação de educadores nesta dinâmica, torna-se um dos desafios fundamentais das disciplinas estudadas.