LINHA DO TEMPO

Hoje

A EAD FAESA hoje

Diante do cenário atual, a FAESA planeja expandir sua oferta em Educação a Distância, oferecendo à sociedade cursos de qualidade, visando interiorizar, democratizar e diversificar as modalidades educativas de atendimento, de modo a incluir o estudante e suas necessidades. Dessa forma, as Faculdades confirmam sua experiência na Educação a Distância e, ainda, demonstram seu objetivo de contribuir – por meio da disseminação das propostas, dos conhecimentos e das tecnologias aplicadas à educação a distância – para a melhoria da qualidade da educação.

2012

Criação da CODE

Visando a melhoria contínua da qualidade dos cursos oferecidos pela Instituição, foi criada a Coordenadoria de Orientação e Desenvolvimento Educacional (CODE), que passou a ser o órgão responsável por orientar o uso de metodologias inovadoras na área da aprendizagem, estudar plataformas aplicadas à educação, apoiar a criação e oferta de cursos a distância, de forma a atender as demandas da instituição e da sociedade.

2005

Carga horária a distância

Com o advento da Portaria 4.059/2004, que autorizou o uso de 20% de carga horária nos cursos presenciais, e a partir das experiências anteriores bem sucedidas foram disponibilizados recursos para apoiar disciplinas de diversos cursos de graduação das Faculdades Integradas Espírito-santenses.

2001

Capacitação de profissionais para a EAD

A FAESA assinou um termo de convênio, compromisso e cooperação com o Serviço Nacional da Indústria - SENAI-ES, com o objetivo de regular as relações mútuas e o desenvolvimento de um Programa de Parceria que visava capacitar o corpo docente do SENAI. Em novembro de 2001 foi ofertada a primeira turma do Curso “Preparação de Mediadores em Educação a Distância”, para a formação de uma comunidade colaborativa de construtores e gestores de cursos a distância em ambiente virtual. Esse curso contou com a participação de professores da FAESA e do SENAI.

1999

Construindo a EAD FAESA

A FAESA inicia uma grande pesquisa, contando com a participação de professores do curso de Ciência da Computação e apoio do Núcleo Pedagógico da IES, com objetivo de implantar a Educação a Distância. A pesquisa resultou no desenvolvimento de um ambiente para criação e manutenção de cursos a distância, denominado FAESA@Online, que incorporou os mais diferentes recursos de interação. O ambiente desenvolvido possibilitou a FAESA ser um provedor de cursos a distância. Por meio desse ambiente, foram disponibilizados não apenas cursos desenvolvidos na instituição, mas também, cursos implementados em parceria com a sociedade, utilizando o provedor da FAESA.