PERGUNTAS FREQUENTES



Qual tipo de tecnologia devo ter para fazer o curso a distância?

Para realizar um curso a distância é necessário que o aluno possua acesso a um computador de mesa (desktop) ou portátil (laptop) com acesso à internet, editor de texto, leitor de PDF. Antes de iniciar o curso é importante também fazer a verificação dos plug-ins do Ambiente Virtual de Aprendizagem, disponíveis em https://ava.faesa.br/d2l/systemCheck .

O uso de dispositivos móveis (tablets e celulares) ainda é limitado para a realização plena dos cursos.

Veja abaixo as configurações mínimas e as recomendadas para cada tipo de dispositivo.

 

DESKTOP - REQUISITOS MÍNIMOS

CPU: Intel Pentium 4 a 3.2 GHz / Intel Pentium D a 2.66 GHz / AMD Athlon 64 3500+

RAM: 1 GB de RAM

Sistema operacional: Windows 7 ou acima, Mac OS, Linux ou Chrome OS.

Disco Rígido (HD):  80 GB.

Internet: 2 MB

Navegadores: Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge e Safari (preferencialmente últimas versões).   

DESKTOP – REQUISITOS RECOMENDADOS

CPU: Intel ou AMD dual core.

RAM: 2 GB

Sistema operacional: Windows 7 ou acima, Mac OS, Linux ou Chrome OS.

Disco Rígido (HD):  160 GB

Internet: 5MB

Navegadores: Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge e Safari (preferencialmente últimas versões). 

DISPOSITIVOS MOBILE - REQUISITOS MÍNIMOS

ANDROID versão 4.4 pelo navegador Chrome atualizado, tanto tablet como smartphone. Tela do smartphone de 4,5 polegadas, Quadcore 1,2 GHZ,  1,5 gigas de memória ram e 8GB de armazenamento interno.

IOS versão 8 pelo navegador Chrome atualizado, tanto tablet como smartphone. Tela do smartphone de 4,5 polegadas e 8GB de armazenamento interno.

DISPOSITIVOS MOBILE – REQUISITOS RECOMENDADOS

ANDROID versão 6 pelo navegador Chrome atualizado tanto tablet como smartphone. Tela do smartphone de 5,2 polegadas, Octa core 1,2 GHZ,  2 GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno.

IOS versão 9 pelo navegador Chrome atualizado, tanto tablet como smartphone. Tela do smartphone de 4,7 polegadas e 32GB de armazenamento interno.

A FAESA é credenciada para oferta de cursos superiores a distância?

Sim. A FAESA foi credenciada para oferta de cursos superiores a distância pela Portaria nº140, publicada no Diário Oficial da União em 07 de fevereiro de 2011. Para mais informações, acesse credenciamento.

Em quais polos a FAESA possui oferta de cursos a distância?
Com a oferta de cursos a distância, a FAESA expandiu sua atuação para outros municípios capixabas. Em 2017 a FAESA está atuando em 3 polos de apoio ao presencial:
 
Polo Vitória/ES: Av. Vitória, 2220 – Monte Belo, Vitória, ES – CEP 29053-360
Telefone: (27) 2122-4180
 
Polo Cariacica/ES: Rua São Jorge, 335 - Campo Grande, Cariacica, ES - CEP 29150-525
Telefone: (27) 2122-0700
 
Polo Sooretama/ES: Rua das Goiabeiras, s/n, Bairro Salvador, Sooretama, ES - CEP 29927-000
Telefone: (27) 99914-3402
 
* De acordo com Decreto nº 9.057/2017, o polo de apoio presencial é a unidade operacional, no País ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades presenciais relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância; o polo é o espaço dotado de infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequada aos projetos pedagógicos dos cursos, reservado para o atendimento aos estudantes.
Como faço para estudar a distância?

A FAESA possui uma moderna e inovadora metodologia de educação a distância. Além de estudar pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e ter acompanhamento online de professores qualificados, são realizados encontros presenciais nos polos, onde os alunos realizam atividades vivências contextualizadas em práticas do mercado de trabalho. Na EAD é fundamental a organização do tempo e a disciplina do aluno para a realização do curso, dessa forma, organize uma agenda de estudos de acordo com seus horários disponíveis, dedique-se às leituras e atividades online, e aproveite os encontros presenciais para colocar em prática seus conhecimentos, junto a turma do polo e ao tutor presencial.


De que maneira terei acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da FAESA?

Após a aprovação no processo seletivo e efetivação da matrícula, o aluno terá disponível login e senha para acesso ao AVA FAESA, no endereço http://ava.faesa.br

O diploma de um curso a distância tem a mesma validade de um curso presencial?

Sim. Os diplomas de cursos superiores a distância tem a mesma validade dos cursos presenciais equivalentes. A FAESA atua em conformidade com a legislação pertinente a essa modalidade de ensino e preza pela qualidade da formação de seus estudantes, independente da modalidade. Na expedição do diploma não há qualquer menção ao formato pelo qual a formação foi cursada.

Existe algum tipo de acompanhamento aos estudantes de cursos a distância?

Sim, os alunos a distância são acompanhados de diferentes formas:

Pelo professor online, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que presta atendimento sobre a dinâmica da disciplina, realizando as intervenções necessárias para o avanço da aprendizagem e esclarecimento de dúvidas pertinentes aos conteúdos e atividades.

Pelo tutor presencial, que realiza aulas vivenciais nos polos, relacionadas com práticas do mercado de trabalho.

Pelo coordenador de curso, por meio do Ambiente de Curso no AVA, disponibilizando informações pertinentes ao curso durante todo o período letivo e prestando apoio acadêmico aos alunos.

Pela equipe de apoio ao curso, que poderá entrar em contato via e-mail e telefone para auxiliar os alunos em suas dificuldades.

Pela equipe do polo, que presencialmente presta informações sobre procedimentos acadêmicos e de uso do espaço para estudos.

Destacamos que os alunos são estimulados a estabelecerem uma rede de contatos entre si, o que os auxilia na superação de possíveis dificuldades, bem como no apoio aos estudos ao longo do curso.


Qual tipo de tecnologia devo ter para fazer o curso a distância?

Para realizar um curso a distância é necessário que o aluno possua acesso a um computador de mesa (desktop) ou portátil (laptop) com acesso à internet, editor de texto, leitor de PDF. Antes de iniciar o curso é importante também fazer a verificação dos plug-ins do Ambiente Virtual de Aprendizagem, disponíveis em https://ava.faesa.br/d2l/systemCheck .

O uso de dispositivos móveis (tablets e celulares) ainda é limitado para a realização plena dos cursos.

Existe algum suporte técnico disponível para os alunos de cursos a distância na FAESA?

Sim, os alunos que tiverem algum tipo de dificuldade com o Ambiente Virtual de Aprendizagem da FAESA devem enviar e-mail para suporte.ava@faesa.br, indicando nome completo e número de matrícula. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados.

Há um cronograma para a realização das disciplinas a distância?

Sim, é importante esclarecer que as disciplinas são ofertadas em um período de tempo determinado, dessa forma, o aluno pode se organizar para estudar nos dias e horários que melhor lhe convir, respeitando o cronograma divulgado. Isso pressupõe que o aluno fique atento às datas de início e término de cada disciplina cursada, das leituras e atividades online, dos encontros presenciais e da realização das provas.

Há encontros presenciais nos cursos de graduação a distância da FAESA?

Sim, os encontros presenciais dos cursos a distância da FAESA acontecem quatro vezes por semestre e ao final de cada disciplina para a realização das provas presenciais. Todos os encontros acontecem nos polos de apoio ao presencial. As datas e horários dos encontros e de prova são divulgados no calendário de cada curso.

Como funciona a avaliação dos alunos em um curso de graduação a distância?
A avaliação dos alunos é realizada considerando as atividades presencias realizadas no polo, as atividades online realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o resultado obtido na prova presencial ao final de cada disciplina. As atividades online correspondem a 3,0 pontos da nota final, e as atividades e avaliação presenciais correspondem a 7,0 pontos. Os alunos que alcançarem a média parcial igual a 7,0 estão dispensados da Avaliação Final. Após essa avaliação, é considerado aprovado o aluno que obtiver a média final 5,0 ou superior.