LINHA DO TEMPO



Hoje

Criação do CEAD

O Centro de Ensino a Distância (CEAD) é o órgão responsável em realizar a gestão do Conecte FAESA, orientar o uso de metodologias inovadoras na área da aprendizagem a distância, estudar plataformas aplicadas à educação, apoiar a criação e oferta de cursos a distância, de modo a atender as demandas da instituição e da sociedade.

Além disso, em concordância com as metas estabelecidas pelo MEC, o CEAD busca a melhoria do rendimento dos alunos, incentivando as atitudes autônomas que são a base para a aprendizagem e o desenvolvimento humano permanentes por meio de cursos alinhados com metodologias inovadoras e pautados na formação focada na atuação no mercado de trabalho.

2017

Expansão FAESA

Em 2017 a FAESA tornou-se Centro Universitário e ganhou autonomia para expansão de seus cursos a distância, oferecendo à sociedade cursos de qualidade, visando interiorizar, democratizar e diversificar as modalidades educativas, de modo a atender o estudante e suas necessidades. Dessa forma, a FAESA confirma sua experiência na Educação a Distância e, ainda, demonstra seu objetivo de contribuir – por meio da disseminação das propostas, dos conhecimentos e das tecnologias aplicadas à educação a distância – para a melhoria da qualidade da educação em nosso Estado.

2012

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Com a oferta de cursos totalmente a distância e a possibilidade de ampliação dessa oferta, verificou-se a necessidade de oferecer a alunos e professores/tutores um ambiente virtual de aprendizagem que atendesse a todas as suas demandas, visto o avanço tecnológico apresentado a cada dia. Sendo assim, a FAESA buscou no mercado uma plataforma de aprendizagem que oferecesse um ambiente e soluções de aprendizado de última geração. Após vários estudos, a Instituição optou pela plataforma Brightspace, que permite aproveitar tecnologias e tendências que estão transformando a educação a distância.


2011

Credenciadas as primeiras ofertas

As Faculdades Integradas Espírito-santenses foram credenciadas para oferta de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, com a autorização dos Cursos Superiores de Tecnologia em Agronegócio e em Marketing.

2005

Carga horária a distância

Com o advento da Portaria 4.059/2004, que autorizou que 20% da carga horária dos cursos se desse a distância, e a partir das experiências bem sucedidas, os recursos do ambiente FAESA@Online foram disponibilizados para apoiar disciplinas presenciais nos diversos cursos de graduação das Faculdades Integradas Espírito-santenses.

2001

Capacitação de profissionais para a EAD

A FAESA assinou um termo de convênio, compromisso e cooperação com o Serviço Nacional da Indústria - SENAI-ES, com o objetivo de regular as relações mútuas e o desenvolvimento de um Programa de Parceria SENAI/ES e FAESA, visando capacitar o corpo docente do SENAI, por meio do Curso “Preparação de Mediadores em Educação a Distância” para a formação de uma comunidade colaborativa de construtores e gestores de cursos a distância em ambiente virtual. A primeira turma foi ofertada em novembro de 2001 e contou com a participação de professores da FAESA e do SENAI.

1999

Construindo a EAD FAESA

A FAESA inicia uma grande pesquisa, contando com a participação de professores do curso de Ciência da Computação e apoio do Núcleo Pedagógico da IES, com objetivo de implantar a Educação a Distância. A pesquisa resultou no desenvolvimento de um ambiente para criação e manutenção de cursos a distância, denominado FAESA@Online, que incorporou os mais diferentes recursos de interação. O ambiente desenvolvido possibilitou a FAESA ser um provedor de cursos a distância. Por meio desse ambiente, foram disponibilizados não apenas cursos desenvolvidos na instituição, mas também, cursos implementados em parceria com a sociedade e utilizando o provedor da FAESA