Cursos de Jornalismo e Publicidade conquistam prêmios na etapa nacional do Expocom 2017

O 22º Congresso Intercom Sudeste foi muito bom para os alunos da FAESA. Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tiveram 11 trabalhos aprovados na primeira fase, sendo que desses, cinco passaram para a etapa nacional que aconteceu entre os dias 4 e 9 de setembro, na Universidade Positivo, em Curitiba.


Publicado em: 15 de setembro de 2017

Time da FAESA em Curitiba

O 22º Congresso Intercom Sudeste foi muito bom para os alunos da FAESA. Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tiveram 11 trabalhos aprovados na primeira fase, sendo que desses, cinco passaram para a etapa nacional que aconteceu entre os dias 4 e 9 de setembro, na Universidade Positivo, em Curitiba.

Entre os projetos de alunos que concorreram à etapa nacional estavam:

Desconstruindo a ideia de shopping Center como centro planejado de consumo: A perspectiva do consumidor surdo, de Barbara Fadlalah;

Ensaio fotográfico artístico (conjunto): um novo olhar sob transtornos psicológicos, dos alunos Amanda Pacheco, Bernardo Leal e João Vitor Marques;

Núcleo de Criatividade Digital, dos alunos Bernardo Leal Sampaio (coautor) e Cristiane Rubim;

Projeto Somos Iguais, dos egressos William Shigueto, Nina Uyttenhove, Mateus Fiuza, Lorena Amaro e Brenda Fehlberg;

Aplicativo para o PROCON-ES, da aluna egressa Rayanne Campana;

Já em Curitiba, na etapa nacional, a FAESA foi presenteada com dois trabalhos ganhadores. Na categoria Blog, o Núcleo de Criatividade Digital, famoso NCD e na categoria ensaio conjunto o ganhador foi o Ensaio Fotográfico Sobre Transtornos Psicológicos.

Núcleo de Criatividade Digital (NCD)

Prêmio Expocom 2017 nas mãos

O NCD é um Blog focado em criatividade e surgiu de uma demanda do curso de Comunicação Social, no ano de 2014, por projetos de pesquisa. Na etapa nacional, foi apresentado pela aluna Cristiane Rubim. Cristiane conta um pouco como foi o processo até o dia em que ganharam o prêmio. “Foi um período de muita dedicação e expectativa. Ganhar o regional já foi uma grande conquista para mim e, por isso, fui para o nacional já feliz, independente do resultado. Poder mostrar nosso trabalho para todo o país já era um prêmio. Acho que por esse motivo, a preparação foi mais tranquila”, explica.

Ela ainda completa dizendo que o prêmio foi merecido pelos conteúdos que o NCD oferece aos alunos e à sociedade. “Acredito que o NCD merecia essa conquista pelos produtos que proporciona tanto aos alunos quanto à comunidade. Além de ajudar a preparar os estudantes de comunicação da FAESA para o mercado de trabalho, o projeto oferece cursos para a comunidade local, no Dia da Responsabilidade Social. Para mim, essas contribuições sociais e acadêmicas são os diferenciais que fizeram jus a esse reconhecimento”.

Ensaio: Um novo olhar sob transtornos psicológicos

Alunos Bernardo Leal, João Vitor Marques e Amanda Pacheco após receber o prêmio na etapa nacional

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Bernardo Leal, Amanda Pacheco, Maria Carolina Bresser e João Vitor Marques para a disciplina de Fotografia Publicitária II e tem como tema “Um novo olhar sob transtornos psicológicos”.

Um dos alunos do grupo, Bernardo Leal, falou com a gente sobre a experiência em Curitiba. “Chegamos em Curitiba na terça-feira e fomos fazer as últimas alterações. Fomos os primeiros a apresentar na quarta a tarde, às 14h, o que fizemos tranquilos e sem problemas. Deu para notar o interesse de quem estava na sala. Os outros trabalhos estavam muito bons e conseguimos ver vários pontos fortes neles. Meio que esquecemos que o resultado sairia no sábado e fomos aproveitar Curitiba. No sábado quando ouvimos nossos nomes foi uma surpresa muito boa. Gritamos, rimos e choramos porque não tínhamos certeza que iriamos ganhar”, relata.

A proposta do ensaio, de acordo com os alunos, foi passar a visão do portador do transtorno com o intuito de que as pessoas consigam se projetar nas fotos, desenvolvendo maior empatia e buscando o tratamento devido a eles (portadores de transtornos mentais). Parabéns, galera. Ficou top de luxo!
Texto: Faesa Digital (Karol Paresqui)



Notícias Relacionadas