Pedagogia

Há mais de 20 anos a FAESA criou seu curso de Pedagogia aceitando o desafio de educar para transformar, evoluindo com você, pelo sonho de uma sociedade mais humana e mais justa.

PEDAGOGIA

O curso de Pedagogia FAESA investe em uma preparação diferenciada para seus alunos e entre as várias ações proporciona estágios com acompanhamento in loco, aulas de campo e em laboratórios de aprendizagem e se preocupa em formar profissionais para atuação além da sala de aula. Nosso esforço valeu a pena: Pedagogia FAESA, nota 4 no Enade. e 4 estrelas no Guia do Estudante.

Duração: 4 anos
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno
Formação: Licenciatura
Regime: Semestral
Mensalidade 2017:
VER MENSALIDADE R$ 595,00
Horário das aulas:

Noturno: 18h45 às 22h.
*Podendo sofrer alterações conforme estrutura curricular.

Reconhecido pela Portaria MEC Nº. 1.094 de 24 de dezembro de 2015.


  • O curso
  • Professores
  • Disciplinas
  • Projetos
  • ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
  • DIFERENCIAIS

O curso

Agente de transformação da realidade educacional, o pedagogo é um profissional comprometido com a tarefa de ensinar e com a necessidade constante de se renovar.  Por isso, há mais de 20 anos o curso de Pedagogia da FAESA se empenha em formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos, e com o compromisso ético e político de atuar visando a transformação social.

Com amplo leque de atuação, depois de formado o pedagogo estará preparado para trabalhar como professor da Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, será capaz de elaborar, implantar e acompanhar projetos educativos, de atuar na gestão educacional de diversos níveis, e realizar a produção e a difusão do conhecimento no campo educacional. Há oportunidades em espaços formais e não formais, como ONGs e organizações do terceiro setor.

O resultado do compromisso da FAESA com uma educação de qualidade se firma a cada ano com os resultados positivos nas avaliações externas e nos altos índices de aprovação em concursos públicos e inserção dos seus egressos no mercado de trabalho.

COORDENADOR(A)

Profa. Ms. Mariana Fonseca de Mendonça Gomes

Mestre

Fale com a coordenação: mariana.fonseca@faesa.br


  • Perfil Profissional
  • Mercado de Trabalho

O perfil almejado para os egressos do Curso de Pedagogia deverá apresentar caraterísticas e habilidades relacionadas a algumas dimensões:

Na Dimensão Técnico-Científica:

  • habilidade para investigar, refletir e agir sobre a própria prática, no sentido da reconstrução do seu fazer pedagógico;
  • habilidade para a utilização de novas linguagens dos meios de comunicação e de informação e das novas tecnologias educacionais;
  • compreensão dos fatores e aspectos que influenciam e interferem na aprendizagem e no desenvolvimento do indivíduo.

Na Dimensão Teórico-Prática:

  • domínio das bases teóricas que possibilitam intervenções “transformadoras” nos processos biopsicológicos, político-pedagógicos, político-sociais, culturais e administrativos, que estruturam os sistemas educacionais;
  • formação acadêmica sólida em assuntos pedagógicos e específicos inerentes à educação infantil, aos anos iniciais do ensino fundamental, à educação de jovens e adultos, à educação especial, ao ensino médio e em curso de educação profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, em ambientes escolares e não escolares.

Na Dimensão da Interação Homem-Mundo:

  • autonomia e compromisso baseados nos princípios da ética, com vistas à construção de uma sociedade mais justa, equânime e igualitária;
  • habilidade para lidar com alunos de diversas idades, respeitando e superando as diversidades de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiosas, necessidades especiais, escolha sexual, dentre outras, buscando a integração social e afetiva e a aprendizagem;
  • habilidade para responder, com criatividade, aos desafios de uma sociedade em contínua transformação.

Na Dimensão da Competência Política:

  • elaboração de uma pedagogia para o nosso tempo, redefinindo e renovando política e socialmente o papel e a tarefa de ensinar na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • intermediação da construção dos diversos saberes próprios para a Educação Infantil, os anos iniciais do Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Especial, o Ensino Médio e curso de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, ambientes escolares e não escolares, contrapondo-se à redução e à fragmentação do conhecimento;
  • proposição de metodologias que favoreçam o diálogo, a criatividade e a interação entre os alunos e os professores, entre os próprios alunos e entre os alunos e os objetos do conhecimento, bem como entre alunos, professores e a instituição.

O mercado que mais absorve o profissional formado em Pedagogia é, sem dúvida o da Educação formal. E com o crescimento da população esta é uma área em constante expansão. Mas há outros caminhos que também podem ser muito interessantes. Conheça alguns deles:

  • Editoras de livros didáticos, desenvolvendo material didático e prestando assessoria;
  • Entidades sociais como ONGs, através de assessoria e desenvolvimento de atividades educacionais;
  • Hospitais, elaborando projetos e atividades pedagógicas para jovens e crianças internadas;
  • Bibliotecas e Museus, desenvolvendo atividades educacionais;
  • Treinamento e coordenação em empresas privadas nas áreas de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento, Responsabilidade Social etc;
  • Órgãos públicos, nas esferas municipal, estadual e federal, fiscalizando e coordenando políticas públicas.
Antônio Alves de Almeida Doutor
Claudia Valéria Rodrigues Cruz Mestre
Edileuza Domingos Ferreira Mestre
Elisângela Maria Godio Bertoli Especialista
Eusdete de Jesus T. Gobetti Mestre
Maria José Cerutti Novaes Mestre
Mariana Fonseca De Mendonça Gomes Mestre
Marilene Lemos Mattos Salles Doutor
Monica Ribeiro Mello Mestre
Ricardo Figueiredo Mestre
Vitor Nunes Rosa Mestre
Wanderson de Paula Pinto Mestre

1º Período

  • História da Educação
  • Língua Portuguesa I
  • Psicologia da Educação I
  • Sociologia Geral
  • Filosofia - EAD

2º Período

  • Filosofia da Educação
  • Sociologia da Educação
  • Psicologia da Educação II
  • Língua Portuguesa II
  • Fundamentos da Educação Infantil
  • Introdução à Pesquisa - EAD

3º Período

  • Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica
  • Libras
  • Aspectos Éticos, Políticos e Educacionais dos ANEE
  • Fundamentos e Metodologias do Ensino da Artes
  • Educação, Diversidade e Cidadania

4º Período

  • Didática
  • Alfabetização I
  • Pesquisa e Prática Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Currículo
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): Pesquisa e Prática Pedagógica

5º Período

  • Alfabetização II
  • Aspectos Lúdicos E Psicomotores Na Aprendizagem
  • Práticas Pedagógicas Aplicadas A Educação Especial
  • Fundamentos e Metodologias de História / Geografia I
  • Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais I
  • Literatura Infanto-juvenil
  • Matemática Básica

6º Período

  • Avaliação Escolar
  • Fundamentos e Metodologia de História / Geografia II
  • Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais II
  • Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa I
  • Fundamentos e Metodologia de Matemática I
  • Empreendedorismo - EAD
  • Estágio Supervisionado na Educação Infantil

7º Período

  • Gestão e Organização em Espaços Escolares e não Escolares
  • Pesquisa em Educação I
  • Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa II
  • Fundamentos e Metodologia da Matemática II
  • Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

8º Período

  • Planejamento e Projetos Educativos em Espaços Escolares e não Escolares
  • Pesquisa em Educação II
  • Tecnologias Educacionais e EAD
  • Tópicos Especiais
  • Estágio de Gestão de Espaços Escolares e não Escolares

Roda de Leitura

O Roda de Leitura é um projeto realizado pelo curso de Pedagogia da FAESA e tem por objetivo incentivar a leitura literária entre alunos de todos os cursos de graduação da instituição, ampliando sua compreensão leitora, expressão oral e escrita, criticidade e criatividade. Os encontros da Roda costumam acontecer duas vezes por mês, com discussões livres sobre qualquer obra literária que estiverem lendo.

O Projeto ainda realiza:

  • criação e manutenção de página do Facebook permitindo a participação de leitores que não participam do projeto;
  • implementação da “Banca de Troca de Livros” na Faculdade;
  • participação em eventos literários como lançamento de livros, Feira Literária, Sarau, Café Literário e rodas de leitura em instituições beneficentes e de ensino;
  • promoção de um evento literário para a comunidade acadêmica da FAESA;
  • produção de artigo que relate a experiência, analisando os resultados alcançados;
  • formação do grupo de contadores de história.

Espera-se que sejam mobilizados para leitura, no mínimo, cento e cinquenta alunos por semestre e que, ao final do projeto, os alunos tenham realizado as atividades propostas acima.


Aulas de Campo – Pedagogia

 

Além da sala de aula, o estudante de Pedagogia participa de aulas de campo para pensar a prática pedagógica, com metodologia interdisciplinar e temas ligados às disciplinas ministradas como Geografia, História e Ciências. São visitas a lugares como museus, parques, exposições e sítios históricos para praticar como seria dar aulas nesses espaços.


Jornada Científica

Evento anual promovido pela FAESA, que reúne profissionais e estudantes de diversos cursos e áreas de estudo. A programação incluiu palestras, debates, filmes, mesas-redondas, minicursos, conferências e apresentações culturais e de trabalhos científicos. A realização da Jornada visa proporcionar o debate e a reflexão entre os participantes, além de estimular a iniciação científica e
o desenvolvimento de recursos humanos nas áreas de empreendedorismo,tecnologia, inovação e educação.


Aulas práticas

Aulas interativas fazem parte da proposta pedagógica da FAESA. E para a formação de um profissional preparado para atrair com criatividade a atenção dos seus futuros estudantes, as aulas práticas – uma constante dentro da formação em Pedagogia – são um importante exercício para sair da rotina da sala de aula.


Os alunos de Pedagogia da FAESA tem um programa de estágios supervisionados in loco, que garante um melhor acompanhamento de todo o processo de aprendizagem.

O Estágio Supervisionado é o componente curricular que visa a aplicação dos princípios e conceitos e a consolidação da relação teoria/prática como forma de proporcionar ao aluno uma aprendizagem social, profissional e cultural, possibilitando-lhe atuar numa realidade concreta.

O estágio é desenvolvido nas disciplinas Estágio Supervisionado na Educação Infantil (6º período), Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental envolvendo os anos iniciais e EJA (7º período) e Estágio de Gestão de Espaços Escolares e não Escolares (8º período), que abrange escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de espaços não formais como ONGs, hospitais, empresas dentre outros.

Nessas disciplinas, após receberem orientações sobre o estágio, os Licenciandos desenvolvem, no primeiro momento, a observação interativa, entrevistam professores, pedagogos e alunos, outros profissionais que atuam naquele espaço, fazem análise dos dados coletados e das anotações feitas, estudam textos de embasamento teórico, refletem sobre a realidade e elaboram projetos de intervenção que são submetidos à apreciação da equipe pedagógica e dos professores para serem executados a seguir.

No 6º período, os Licenciandos realizam a intervenção em Centros de Educação Infantil a partir do projeto elaborado, conforme as necessidades da escola e a turma envolvida, bem como e o conteúdo trabalhado pela professora. Ao final o aluno apresenta um relatório.

Ao cursar o 7º período, os Licenciandos realizam a intervenção no ensino fundamental ou na EJA. Atuam também com atividades, a partir de um projeto anteriormente elaborado, com base nas necessidades da instituição de ensino e da turma onde o executará. Tudo é feito em concordância com o(a) professor(a) da turma e a equipe pedagógica. Ao final, os concluintes apresentam o relatório das atividades.

Ao cursar o 8º período, os alunos realizam a última etapa do estágio com foco na gestão pedagógica. Nesse momento, além de conhecer melhor a organização pedagógica da escola, auxiliam os gestores (pedagogos e/ou diretores) em diferentes atividades, inclusive de intervenção quando a escola ou espaço não formal abre oportunidade.  Ao final, os concluintes apresentam o relatório das atividades.

O Estágio é acompanhado por preceptores, que permanecem na escola durante o tempo em que o aluno lá está, acompanhando, observando, orientando e avaliando as atividades que ele realiza. Nessa oportunidade, os preceptores mantêm relação com as instituições de ensino envolvidas contribuindo com atividades que possam trazer melhorias para o processo de ensino e aprendizagem daquela instituição.

A inovação pode ser entendida como um conjunto de intervenções, decisões e processos que, com certo grau de intencionalidade e sistematização, alteram atitudes, culturas, ideias, conteúdos, modelos e práticas.

Aplicando-se este conceito à educação, é pertinente considerar que as inovações pedagógicas buscam novas formas para promoverem a elaboração e a administração do currículo, das relações em sala de aula e do espaço escolar, de forma diferenciada, por meio de uma perspectiva renovadora de programas e projetos, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos, visando à construção dos conhecimentos socialmente relevantes, que permitam o desenvolvimento de uma nova formação mais compreensiva e integral dos alunos.

SAIBA MAIS

Além de ser nota 4 no Enade e 4 estrelas no Guia do Estudante, a graduação em Pedagogia da FAESA, possui os seguintes diferenciais:

  • grande relação entre teoria e prática;
  • aulas de campo com metodologia interdisciplinar;
  • práticas interdisciplinares ao longo de todo o curso;
  • trabalho diferenciado com foco na leitura e escrita dos alunos;
  • atenção especial ao estagiário que conta com a presença de um preceptor in loco, acompanhando o trabalho do aluno de perto;
  • preocupação em ampliar a área de atuação, com estágios também na área de gestão e em espaços não formais;
  • foco na Educação Inclusiva, sensibilizando e preparando o aluno para esta prática;
  • 20 anos de dedicação à formação na área de Educação.