Pedagogia
Agente de transformação da realidade educacional, o pedagogo é um
profissional comprometido com o processo de ensino e aprendizagem e com a necessidade constante de se renovar.
.
Carga horária do curso: 3.900h
* Para completar a carga horária do curso, é obrigatório cursar uma disciplina optativa e realizar 200 horas de atividades complementares.
O curso de Pedagogia, desenvolvido em metodologia on-line pelo CONECTE FAESA, atende as diretrizes nacionais e demais normas legais. A formação também contempla estudos teóricos e práticos que buscam o desenvolvimento e a aplicação dos assuntos pedagógicos e educacionais.
O trabalho do pedagogo visa garantir a qualidade da educação a partir de sua atuação em sala de aula ou na gestão, organização e avaliação de instituições e sistemas de ensino, assim como em programas e atividades educativas desenvolvidas em outros espaços educacionais e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
O curso de Pedagogia tem sua estrutura embasada nos conhecimentos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, como filosofia, psicologia, sociologia, teorias pedagógicas e práticas educacionais. A partir dessas bases são desenvolvidos os conhecimentos relativos a metodologias e práticas do ensino.
Desta forma, o pedagogo formado por este curso terá sua trajetória acadêmica construída de modo integrado, vivenciando momentos de estudo – que se articulam entre teoria e prática, além de pesquisa e extensão.
COORDENADOR(A)
Leonardo Rocha
Mestre
Fale com a coordenação: leonardo.quintas@faesa.br
O profissional de Pedagogia formado pela FAESA desenvolverá durante sua trajetória acadêmica um conjunto de características essenciais para análise e gestão de competências e habilidades, diretamente relacionadas à dinâmica educacional brasileira.
A transformação por meio do conhecimento, pautada por uma conduta ética, poderá ser aplicada pelo pedagogo em ambientes escolares e não escolares, com o intuito de desenvolver um ensino de qualidade e que agregue valor à sociedade.
O mercado de trabalho dos pedagogos possui dois grandes campos de atuação: a administração e a docência.
A opção pelo primeiro campo de atuação conduz o profissional a atuar na:
Ao optar pelo ambiente de sala de aula, o pedagogo poderá atuar:
Constituem campos de trabalho dos pedagogos:
Polo Vitória/ES: Av. Vitória, 2220, Monte Belo, Vitória – ES, CEP 29053-360 E-mail: polo.vitoria@faesa.br
Telefone: (27) 2122-4180
Polo Cariacica/ES: Rua São Jorge, 335, Alto Lage, Cariacica – ES, CEP 29150-525 E-mail: polo.cariacica@faesa.br
Telefone: (27) 2122-0700
Polo Serra/ES: Rua Cora Coralina, 150, Parque Resid. Laranjeiras, Serra – ES CEP 29165-615 E-mail: polo.serra@faesa.br
Telefone: (27) 99278-7017
* De acordo com Decreto nº 9.057/2017, o polo de apoio presencial é a unidade operacional, no País ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades presenciais relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância; o polo é o espaço dotado de infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequada aos projetos pedagógicos dos cursos, reservado para o atendimento aos estudantes.
A inovação pode ser entendida como um conjunto de intervenções, decisões e processos que, com certo grau de intencionalidade e sistematização, alteram atitudes, culturas, ideias, conteúdos, modelos e práticas.
Aplicando-se este conceito à educação, é pertinente considerar que as inovações pedagógicas buscam novas formas para promoverem a elaboração e a administração do currículo, das relações em sala de aula e do espaço escolar, de forma diferenciada, por meio de uma perspectiva renovadora de programas e projetos, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos, visando à construção dos conhecimentos socialmente relevantes, que permitam o desenvolvimento de uma nova formação mais compreensiva e integral dos alunos.
A Biblioteca Virtual da FAESA é um sistema integrado ao Portal da Biblioteca FAESA, que permite ao usuário visualizar o conteúdo dos livros digitais, contando com mais de seis mil títulos.
Integram esse sistema, a Biblioteca Virtual da Minha Biblioteca, disponível para todos os cursos.
Para acessar a Biblioteca Virtual será preciso estar logado ao mesmo usuário e senha da Central do Aluno/Wifi.
Os livros digitais fazem parte do mesmo sistema de consulta que o acervo impresso, sendo identificados pelo símbolo de um cadeado e a palavra on-line. Qualquer pessoa pode ter acesso ao sistema para consulta, mas os títulos on-line só podem ser acessados por usuários cadastrados no sistema. O aluno EAD, imediatamente após o seu ingresso, será habilitado a navegar pela Biblioteca Virtual.
Com o objetivo de possibilitar que o aluno desenvolva seus estudos de forma plena, a FAESA dispõe de uma plataforma virtual de aprendizagem que oferece um ambiente e soluções de última geração, conectando toda a comunidade de aprendizagem num sistema global de soluções e recursos educacionais, cujo foco é promover uma experiência integrada entre professores, tutores e alunos para apoiar da melhor forma possível o processo de formação.
Pautada na proposta pedagógica institucional, a educação a distância FAESA tem como princípios básicos a personalização, a experimentação e a tecnologia, sendo o ambiente virtual um suporte importantíssimo, inclusive para os cursos presenciais.
Utilizando a plataforma Brightspace, os professores disponibilizam todos os materiais digitais necessários para a formação do aluno EAD no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA FAESA), de interface simples e acessível, onde o estudante dispõe de conteúdos atualizados e diversificados para o estudo como apostilas, vídeos, apresentações e livros digitais, e conta com suporte técnico, proximidade da coordenação e interação com os professores.
Além da plataforma para o acompanhamento das disciplinas, o aluno também encontra apoio para seus estudos na Biblioteca Virtual, que disponibiliza todo o acervo digital da Biblioteca FAESA, contanto com parceiros como a Pearson, a Minha Biblioteca e a Rede Pergamum.
Últimas Notícias do Curso: