Engenharia Ambiental

Excelência no ensino e formação empreendedora com compromisso de formar agentes de transformação capazes de atender as novas demandas socioambientais.

ENGENHARIA AMBIENTAL

Com metodologia inovadora para o aprendizado, ótima infraestrutura de laboratórios, acolhimento nas dificuldades, comprometimento e incentivo à participação em projetos de extensão e pesquisa desde o primeiro período, conquistamos a nota 4 no ENADE e estamos entre as melhores do país. Nosso objetivo: formar engenheiros que possam contribuir de forma imprescindível ao crescimento sustentável.

Duração: 5 anos
Modalidade: Presencial
Turno: Matutino e Noturno
Formação: Bacharelado
Regime: Semestral
Mensalidade 2017:
VER MENSALIDADE R$ 1355,00
Horário das aulas:

Matutino: 7h às 12h, e Noturno: 18h45 às 22h.
*Podendo sofrer alterações conforme estrutura curricular.

Autorizado pela Portaria MEC Nº. 17 de 23 de janeiro de 2013.


  • O curso
  • Professores
  • Disciplinas
  • Projetos
  • Projeto Integrador
  • Inovação Pedagógica
  • LABORATÓRIOS

O curso

Voltada para a promoção do desenvolvimento sustentável, a formação em Engenharia Ambiental traduz o desafio de viabilizar a atividade humana em consonância com o controle da qualidade ambiental, formando profissionais que criem e desenvolvam sistemas de engenharia para proteger o meio ambiente e a nossa saúde em áreas como saneamento, recuperação de áreas degradadas e controle da poluição e gestão de recursos naturais.

Nós, da Engenharia Ambiental FAESA, entendemos que é preciso e possível promover transformações na área do meio ambiente, por isso trabalhamos para que nosso aluno tenha bases para refletir sobre as sérias questões geradas pelo impacto humano no meio ambiente e sejam capazes de aplicar conhecimentos da engenharia com espírito crítico e criativo, apoiados em forte postura ética.

COORDENADOR(A)

Prof. José Tasso Aires de Alencar

Mestre em Engenharia de Produção

Fale com a coordenação: jose.alencar@faesa.br


  • Área de atuação
  • Perfil Profissional
  • Mercado de Trabalho

O Engenheiro Ambiental egresso é habilitado para:

  • trabalhar em empresas e órgãos públicos e privados;
  • empresas de consultoria técnica e;
  • organizações não-governamentais.

 

O Curso de Engenharia Ambiental forma engenheiros ambientais com perfil generalista, que converge para as novas demandas socioambientais e tem uma sólida formação técnico-científica de engenharia. Nesse sentido, forma engenheiros com grande capacidade de síntese, análise e resolução de problemas, hábeis ao emprego dos conteúdos adquiridos. Assim considerando, estão qualificados à educação continuada em nível de pós-graduação ou para um engajamento imediato no mercado de trabalho em qualquer região brasileira, assim como internacionalmente.

Profissional consciente do seu papel na sociedade, cidadão capaz de contribuir para a conquista e a promoção da qualidade de vida, em seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, o engenheiro ambiental formado pela FAESA torna-se um contribuinte imprescindível ao desenvolvimento sustentável, com competências e habilidades para atuar eticamente em quatro áreas de enfoque: meio urbano, meio rural, meio industrial e meio marinho.

Possui profundo conhecimento dos sistemas de controle da qualidade ambiental e seus componentes, entre os quais se destacam:

  • o monitoramento ambiental dos recursos naturais;
  • o tratamento de água e de resíduos sólidos;
  • líquidos e gasosos;
  • a proteção e a recuperação dos solos e dos recursos hídricos;
  • a política e legislação ambiental, a gestão ambiental nas indústrias;
  • os sistemas ecológicos (marítimos e terrestres) e a toxicologia ambiental.

Também está capacitado a intervir em campos ainda mais especializados, como análise de riscos ambientais, planejamento ambiental urbano, auditorias ambientais e estudos de impacto ambiental.

Pela formação multidisciplinar abrangente e em sintonia com a realidade profissional, o mercado de trabalho do engenheiro ambiental é diversificado e está em franca expansão. Em vista disso, o engenheiro ambiental pode atuar em administrações públicas, na indústria, em consultorias, no ensino, na pesquisa e como empreendedor, não só em grandes centros urbanos, mas também nas cidades de pequeno e médio porte e no meio rural.

Empresas de consultoria ambiental, órgãos governamentais federais, estaduais e municipais, indústrias siderúrgicas, petroquímicas, de papel e celulose, de alimentos e de mineração, instituições de ensino e pesquisa são alguns exemplos de locais de trabalho do engenheiro ambiental FAESA.

Os engenheiros ambientais egressos da FAESA têm atuação destacada no universo profissional, em organizações como Vale, ArcelorMittal Tubarão, Marca Ambiental, Cepemar e Iema, dentre outras. Vale ressaltar que a grande participação dos estudantes nos programas de estágios dessas organizações tem contribuído para a formação técnico-científica dos futuros engenheiros, facilitando a inserção no mercado de trabalho.

Em dez anos de existência, a Engenharia Ambiental da FAESA é referência nacional de excelência no ensino, pesquisa e extensão, contribuindo significativamente para a melhoria da percepção ambiental da sociedade brasileira.

Aline dos Santos Silva Mestre
Aline Gonçalves Louzada Mestre
Aloísio Fritzen Mestre
Andressa C. Marques Dessaune Mestre
Brunna Oliveira Guimarães Mestre
Flávia Pitanga Calil Salim Mestre
Getulio Vargas Loureiro Doutor
Gilberto Maia de Brito Mestre
José Alves Rodrigues Mestre
Kennedy Scopel Gomes Mestre
Leonardo Santos Gorza Mestre
Lucia Helena Sagrillo Pimassoni Mestre
Lúcio Passos Patrocínio Mestre
Maria Alice Moreno Marques Mestre
Maria Cláudia Lima Couto Mestre
Max Mauro Coser Mestre
Merly Yalud Carrasco Delgado Mestre
Michela Sagrillo Pegoretti Fadini Mestre
Michella Sagrillo Pegoretti Mestre
Milton Carvalho Bernardo Mestre
Mônica Pertel Mestre
Nelson Rubens Nascimento Del'Antonio Mestre
Newton Eloi Oliveira de Azevedo Mestre
Olga Helena Pauletti Tovar Mestre
Osmar Soares Barros Mestre
Pablo Silva Lira Mestre
Ruth de Almeida Nascimento Mestre
Samir Aride Mestre
Sinval dos Santos Marques Mestre
Tarcisio Batista Bobbio Mestre
Vinícius Braga Pelissari Mestre
Vinicius de Oliveira Carlesso Doutor
Walter Có Mestre
Warley Teixeira Guimarães Mestre

1º Período

  • Cálculo I
  • Biologia Celular
  • Desenho Técnico
  • Geologia
  • Introdução à Engenharia
  • Organização do Trabalho Científico

2º Período

  • Cálculo II
  • Física Experimental I
  • Física I
  • Legislação Ambiental
  • Mecânica dos Solos
  • Topografia

3º Período

  • Álgebra Linear e Geometria Analítica
  • Cálculo III
  • Geoprocessamento
  • Microbiologia Básica
  • Química Geral
  • Sociologia

4º Período

  • Ecologia Geral
  • Equações Diferenciais
  • Física Experimental II
  • Microbiologia Ambiental
  • Química Analítica
  • Física II

5º Período

  • Fenômenos de Transporte
  • Física Experimental III
  • Física III
  • Poluição Ambiental
  • Química Orgânica
  • Técnicas de Programação

6º Período

  • Cálculo Numérico
  • Circuitos e Instrumentação
  • Fundamentos de Ecotoxicologia e Epidemiologia
  • Físico-química
  • Hidráulica
  • Mecânica dos Sólidos
  • Probabilidade e Estatística

7º Período

  • Avaliação de Impacto Ambiental
  • Ciência e Tecnologia dos Materiais
  • Estatística Experimental
  • Hidrologia
  • Meteorologia e Climatologia
  • Sistema de Abastecimento de Água

8º Período

  • Águas Residuárias I
  • Monitoramento Ambiental
  • Optativa I
  • Poluição Atmosférica
  • Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso
  • Projetos de Engenharia
  • Recursos Hídricos

9º Período

  • Águas Residuárias II
  • Drenagem Urbana
  • Energia e Meio Ambiente
  • Planejamento e Gestão Ambiental
  • Resíduos Sólidos

10º Período

  • Economia Ambiental
  • Ética e Orientação Profissional
  • Gestão de Riscos e Segurança do Trabalho
  • Optativa III
  • Recuperação de Áreas Degradadas
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Atividades Complementares
  • Estágio Supervisionado

Optativas

  • Auditoria Ambiental (Amb)
  • Econegócios e Tecnologias Limpas (Amb)
  • Educação Ambiental (Amb)
  • Energia Solar Fotovoltaica
  • Hidrogeologia (Amb)
  • Mineralogia e Tratamento de Minérios
  • Petróleo, Gás e Meio Ambiente
  • Planejamento Ambiental De Sistemas Industriais
  • Sequestro de Carbono e Mudanças Climáticas
  • Sustentabilidade de Bacias Hidrográficas
  • Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental
  • Tratamento de Resíduos Agroindustriais
  • Instalações Hidráulico-Sanitárias
  • Termodinâmica Aplicada e Máquinas Térmicas
  • Transferência de Calor e Massa
  • Libras

Radar de Talentos

Tem o objetivo de propiciar ao aluno FAESA a inserção no mercado de trabalho através de cursos gratuitos oferecidos por grandes empresas, onde os alunos têm contato com conteúdos atualizados da sua área de conhecimento, o que permite a formação de uma rede de relacionamentos profissionais e uma formação diferenciada para atender as exigências do mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o Radar de Talentos.


Baja

Os alunos dos cursos de Engenharia, Comunicação e Psicologia aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com a finalidade de formar uma equipe para projetar e construir um carro de competição. Essa equipe participa todos os anos da competição SAE-BAJA regional e nacional.

Saiba mais sobre o Baja.


Vivência Profissional

Desenvolvido em parceria com importantes empresas, propicia ao aluno FAESA a vivência e a sua inserção no mercado de trabalho, enriquecendo o currículo, visando a empregabilidade e o empreendedorismo.

Saiba mais sobre a Vivência Profissional.


Energias Renováveis

A Engenharia Ambiental da FAESA tornou-se uma referência no estudo das energias renováveis. A instituição tem investido em laboratórios próprios e a produção acadêmica tem crescido a cada ano em torno do assunto. Com projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e produção de artigos científicos sobre esse tema, a formação em Engenharia Ambiental da FAESA prepara os seus alunos para contribuir com soluções importantes para um dos problemas mais urgentes da atualidade. Estudos sobre Energia Solar Fotovoltaica e a viabilidade da produção de biodiesel e da energia eólica fazem parte do dia a dia dos estudantes dessa formação.


Aulas de Campo

O Projeto Interdisciplinar “Aulas de Campo” é um diferencial metodológico do curso de Ciências Biológicas. O objetivo é integrar os conteúdos das diferentes disciplinas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências importantes ao perfil profissional desejado aos alunos do curso. Estas aulas acontecem desde o início do curso.

Confira algumas imagens do projeto:


Jornada Científica

Evento anual promovido pela FAESA, que reúne profissionais e estudantes de diversos cursos e áreas de estudo. A programação incluiu palestras, debates, filmes, mesas-redondas, minicursos, conferências e apresentações culturais e de trabalhos científicos. A realização da Jornada visa proporcionar o debate e a reflexão entre os participantes, além de estimular a iniciação científica e
o desenvolvimento de recursos humanos nas áreas de empreendedorismo,tecnologia, inovação e educação.


Expedição Amazônia

Uma expedição anual, que reúne alunos e professores de diversos cursos da FAESA. O projeto desenvolve nos alunos a responsabilidade de transformar a realidade ambiental e social das localidades por onde passam, por meio do estudo de suas necessidades e do desafio de encontrar as melhores soluções, que possam ser aplicadas no retorno da expedição e que estejam embasadas nos conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica.


A criação do “Projeto Integrador” do curso de Engenharia Ambiental representa um diferencial metodológico. Ao longo de todo o curso, o aluno irá realizar o projeto completo de edificação de um prédio, executado nas diferentes disciplinas do curso. Para isso, foi preciso rever o currículo dos cursos, de tal forma que, em todos os períodos, há disciplinas envolvidas na elaboração do projeto de edificação.

O projeto teve início com os alunos ingressantes do primeiro semestre de 2015. No início do projeto, os alunos visitam o terreno onde deverá ser construído o prédio projetado. O terreno está localizado na FAESA Campus Cariacica, que oferece ótimas condições para estudos de viabilidade.

O projeto de edificação completo inclui laudo geotécnico do solo da região, análise da necessidade de estabilização do solo, dimensionamento dos pilares da edificação, da bomba hidráulica, do esforço das vigas, das instalações elétricas, da rede de captação e uso da água da chuva, da alteração do trânsito no local, do tratamento do esgoto, do impacto ambiental, da planilha orçamentária, da cobertura do obra e projeto estrutural da área de lazer, entre outros detalhamentos necessários para concluir todo o projeto. Para o seu desenvolvimento, foi feita uma parceria com a empresa Hiparc, que fornece as imagens geoprocessadas para a realização do projeto de Edificação.

Com isso, o aluno de Engenharia, ao final do curso, terá em seu currículo um projeto completo, com todos os requisitos necessários para a realização de uma obra moderna, que atenda todos os princípios legais e recomendações técnicas atuais.

A inovação pode ser entendida como um conjunto de intervenções, decisões e processos que, com certo grau de intencionalidade e sistematização, alteram atitudes, culturas, ideias, conteúdos, modelos e práticas.
Aplicando-se este conceito à educação, é pertinente considerar que as inovações pedagógicas buscam novas formas para promoverem a elaboração e a administração do currículo, das relações em sala de aula e do espaço escolar, de forma diferenciada, por meio de uma perspectiva renovadora de programas e projetos, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos, visando à construção dos conhecimentos socialmente relevantes, que permitam o desenvolvimento de uma nova formação mais compreensiva e integral dos alunos.

SAIBA MAIS

pode ser entendida como um conjunto de intervenções, decisões e processos que, com certo grau de intencionalidade e sistematização, alteram atitudes, culturas, ideias, conteúdos, modelos e práticas.
Aplicando-se este conceito à educação, é pertinente considerar que as inovações pedagógicas buscam novas formas para promoverem a elaboração e a administração do currículo, das relações em sala de aula e do espaço escolar, de forma diferenciada, por meio de uma perspectiva renovadora de programas e projetos, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos, visando à construção dos conhecimentos socialmente relevantes, que permitam o desenvolvimento de uma nova formação mais compreensiva e integral dos alunos.

SAIBA MAIS

A FAESA conta com uma infraestrutura de excelência para o ensino das engenharias. Além do Núcleo de Aplicações Tecnológicas, que oferece 14 laboratórios de informática equipados com os melhores softwares do mercado, a instituição conta com laboratórios de fenômenos de transporte, geoprocessamento, tecnologia mecânica, automação, circuitos, hidráulica, materiais, entre outros, além de impressora 3D, fábrica modelo e casa modelo, que permitem a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e o desenvolvimento de projetos integrados em nosso parque de laboratórios.

Navegue pelo nosso site e conheça toda a infraestrutura que a FAESA oferece para os seus alunos.

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