Design de Moda e Vestuário

Primeiro e único Bacharelado em Design de Moda e Vestuário do estado, há 15 anos formando profissionais empreendedores e de sucesso.

Design de Moda e Vestuário

No Espírito Santo estão dois dos maiores polos de confecções do país. Para atender a demanda de um dos segmentos mais promissores da economia estadual, a FAESA oferece uma formação focada na experimentação, empreendedorismo e tecnologia, com três anos de muita prática sob orientação de professores articulados com o mercado.

Duração: 3 anos
Modalidade: Presencial
Turno: Matutino
Formação: Bacharelado
Regime: Semestral
Mensalidade 2017:
VER MENSALIDADE R$ 842,00
Horário das aulas:

Matutino: 07h às 10H20min, podendo eventualmente utilizar o horário até as 12h*.
*Podendo sofrer alterações conforme estrutura curricular.

Reconhecimento renovado pela Portaria n° 705 de 18/12/2013 publicada no D.O.U em 19/12/2013

design


  • O curso
  • Professores
  • Disciplinas
  • Inovação pedagógica
  • Laboratórios

O curso

Sinônimo de criatividade e identidade, o mercado da moda e do vestuário do Espírito Santo e das regiões circunvizinhas, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, é bastante promissor. Consonante às demandas da área, há mais de 15 anos o curso Design de Moda e Vestuário FAESA vem contribuindo com o processo de profissionalização e amadurecimento do setor.

Para tanto, nosso curso investe na formação de profissionais que possam conceber produtos com soluções criativas e técnicas, com capacidade de análise crítica e preparação para desenvolvimento de pesquisas no setor, e também na integração dos alunos do curso com a comunidade, através do estabelecimento de intercâmbio com instituições de áreas afins do estado, do Brasil e do exterior, para benefício mútuo.

Em três anos, nosso aluno estará habilitado a criar e comercializar vestuário, estampas e acessórios de forma consciente, sustentável e criativa e também terá a possibilidade de atuar como consultor, gestor, empresário e pesquisador, alinhando a formação profissional às oportunidades do mercado.

COORDENADOR(A)

Tânia Maria Crivilin

Mestre

Fale com a coordenação: tania.maria@faesa.br


  • Área de Atuação
  • Perfil Profissional
  • Mercado de Trabalho

O incremento no mercado de produção local e a formação diferenciada do Designer de Moda da FAESA geram crescentes oportunidades de trabalho em confecções, tecelagens, varejo (lojas de departamentos, hipermercados e franquias), empresas de assessoria e consultoria de moda, ateliês e empresas importadoras e exportadoras. Oportuniza também a atuação como consultores e produtores em editoriais e organização de eventos do ramo da moda, na organização de vitrines e visual merchandising, assim como no desenvolvimento de marcas e coleções em ateliês próprios.

O curso de Design de Moda e Vestuário tem o objetivo de formar um profissional generalista, com elevado nível de conhecimento cultural, artístico, mercadológico, técnico e tecnológico do sistema de produção e criação, e com perfil coerente com as demandas do mercado. Esse designer será capaz de promover soluções inovadoras de forma empreendedora e visão integrada, aliada à criatividade.

Pretende-se que o designer egresso do curso de graduação em Design de Moda e Vestuário oferecido pela FAESA apresente:

  • capacidade de reflexão e crítica, contextualizadas na concretude histórica, com vistas à compreensão de si próprio, do outro e da sociedade de modo mais amplo;
  • senso de oportunidade e de atualização que possibilite perceber o sentido e o rumo das mudanças e, a partir desta percepção, busque manter a atualização e contemporaneidade das ações.

Mesmo considerando as constantes alterações do mercado de trabalho de Moda, foi considerado que o egresso do curso proposto encontrará oportunidades de aplicação de seus conhecimentos em toda a cadeia produtiva dos ramos têxtil e de confecção, principalmente nas áreas de:

  • desenvolvimento de matérias-primas;
  • criação e desenvolvimento de novos produtos e coleções;
  • criação de aviamentos e acessórios;
  • prestação de serviços de moda, como consultoria, assessoria de imprensa, pesquisa, marketing, produção, fotografia, figurino, cenografia e mídia;
  • coordenação e assessoria de equipes de criação de imagem de moda para desfiles e editoriais fotográficos de revistas, catálogos e campanhas publicitárias;
  • concepção e assessoria à imagem pessoal de clientes, artistas e pessoas públicas;
  • visual merchandising e vitrinismo;
  • gerência de produto e ilustração de moda, ou ainda atuando como comprador e pilotista em confecções;
  • ou podendo se estabelecer com sua própria empresa.

O setor de Moda e Vestuário no Espírito Santo passa por um intenso processo de profissionalização e amadurecimento, abrigando dois dos maiores polos de confecções do país. O polo de Vila Velha, o maior do estado, abriga cerca de 700 empresas, enquanto o polo de Colatina apresenta cerca de 520 empresas do ramo; em conjunto geram um total aproximado de 20 mil empregos.

A parceria entre o polo de Colatina e a Agência de Promoção das Exportações e a implementação do Fundo de Inovação da Moda Capixaba prometem incrementar o setor com desenvolvimento de projetos e ações que contemplem inovação, tecnologia, competitividade e meio ambiente.

Alcy Martins Ferreira Junior Mestre
Alessandra Rosa Eller Especialista
Denise Maria Vargas Goroni Mestre
Elsimar Rosindo Torres Mestre
Josué Vasconcelos Pereira Filho Especialista
Juliana Maria Zucolloto Mestre
Juliana Morgado Horta Corrêa Mestre
Ludson Moulim Zampirolli Especialista
Maura Endringer do Nascimento Especialista
Ricardo José de Campos Especialista
Tânia Maria Crivilin Mestre
Vitor Nunes Rosa Mestre

1º Período

  • Desenho de Observação
  • Estudo da Percepção
  • História da Arte
  • Moulage I
  • Plástica
  • Princípios da Ergonomia

2º Período

  • Desenho de Moda I
  • Ergonomia Aplicada à Moda
  • Estudo da Composição e da Cor
  • Geometria Descritiva
  • Laboratório de Criação
  • Metodologia do Projeto
  • Moulage II

3º Período

  • Desenho de Moda II
  • Design de Superfície
  • História da Moda
  • Modelagem e Técnicas de Montagem I
  • Tecnologia Têxtil
  • Optativa I

4º Período

  • Desenho de Moda III
  • Ética Profissional (EAD)
  • Marketing Aplicado à Moda
  • Modelagem e Técnicas de Montagem II
  • Produção de Moda
  • Tecnologia da Confecção
  • Vitrine e Visual Merchandising
  • Projeto de Coleção

5º Período

  • Desenho de Moda IV
  • História do Design
  • Modelagem Especial
  • Planejamento e Coordenação de Coleção
  • Princípios da Administração da Produção (EAD)
  • Prototipia

6º Período

  • Cultura Material
  • Desenvolvimento de Produtos
  • Estudo de Custos e Mercado
  • Gestão do Design
  • Processos e Meios Produtivos
  • Projetos Experimentais
  • Projetos Gráficos de Moda
  • Optativa II

Optativas

  • Prática Profissional e Empreendedorismo
  • Introdução ao Marketing
  • Libras
  • Atividades Complementares
  • Estágio Supervisionado
  • Fotografia de Moda

A inovação pode ser entendida como um conjunto de intervenções, decisões e processos que, com certo grau de intencionalidade e sistematização, alteram atitudes, culturas, ideias, conteúdos, modelos e práticas.

Aplicando-se este conceito à educação, é pertinente considerar que as inovações pedagógicas buscam novas formas para promoverem a elaboração e a administração do currículo, das relações em sala de aula e do espaço escolar, de forma diferenciada, por meio de uma perspectiva renovadora de programas e projetos, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos, visando à construção dos conhecimentos socialmente relevantes, que permitam o desenvolvimento de uma nova formação mais compreensiva e integral dos alunos.

SAIBA MAIS

A FAESA oferece uma infraestrutura de excelência para o ensino do Design de Moda e Vestuário. A Instituição conta com laboratórios de Costura, Fabricação Digital, Modelagem e Moulage, além do Núcleo de Aplicações Tecnológicas, que possui 14 laboratórios de informática equipados com os melhores softwares do mercado e equipamento multimídia para a realização das aulas.

 

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