Ciências Biológicas

Pioneira, a FAESA oferece dupla formação – Licenciatura e Bacharelado – em quatro anos, com aulas de campo desde o primeiro período.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O aluno de Ciências Biológicas FAESA já inicia o curso aliando teoria e prática e vai a campo desde o primeiro período com aulas em vários ecossistemas do Estado e do país. Nos estágios da licenciatura, de forma pioneira, os preceptores acompanham o aluno in loco. Em meio a tantas questões emergentes sobre meio ambiente e respeito à diversidade, é nosso propósito formar profissionais com postura crítica, ética e consciente de seu papel na sociedade.

Duração: 3 anos - Licenciatura / 4 anos - Bacharelado
Modalidade: Presencial
Turno: Matutino
Formação: Licenciatura & Bacharelado
Regime: Semestral
Mensalidade 2017:
VER MENSALIDADE R$ 898,00
Horário das aulas:

Matutino: 7h às 12h.
*Podendo sofrer alterações conforme estrutura curricular.

LICENCIATURA – Portaria MEC Nº. 1.094 de 24 de dezembro de 2015.
BACHARELADO – Portaria MEC Nº. 123 de 09 de julho de 2012.

9melhores


  • O curso
  • Professores
  • Disciplinas
  • Projetos
  • LICENCIATURA
  • AULAS DE CAMPO
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

O curso

Com dupla certificação, o curso proporciona os diplomas de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas em apenas quatro anos. Os alunos têm a sua disposição um ambiente favorável e adequado para pesquisa e experimentação, com atividades interdisciplinares e de campo aliando teoria e prática desde o primeiro período, o que garante que a excelência da formação da FAESA seja percebida pelo sucesso acadêmico e profissional de nossos alunos egressos.

Formamos pesquisadores e professores competentes, éticos e conscientes do seu papel na sociedade, capazes de atuar de forma construtiva em prol da educação, do meio ambiente, da saúde e da vida, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, sem dissociarem seus conhecimentos específicos das questões sociais, políticas, econômicas e culturais.

A carreira pode ser dirigida para a área acadêmica, mas o campo de trabalho é vasto e está dividido entre as áreas de Educação, Meio Ambiente, Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia. Qualquer que seja o caminho, o aluno formado pela FAESA estará capacitado para assumir os desafios que se apresentam para esse profissional, que deve estar atento e preparado para acompanhar as constantes mudanças e avanços da sociedade.

COORDENADOR(A)

Profa. Mariana F. Mendonça Gomes

Mestre

Fale com a coordenação: mariana.fonseca@faesa.br


  • Área de Atuação
  • Perfil Profissional
  • Mercado de Trabalho

O Curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura /Bacharelado, é dirigido sobretudo aos jovens que desejam seguir carreira acadêmica e visam integrar cursos de pós-graduação stricto sensu no Espírito Santo, em outras unidades federativas e/ou em outros países. Objetiva também formar recursos humanos locais, bem como profissionais preparados para acompanhar as rápidas mudanças dos conhecimentos produzidos nessa área e capazes de propor os caminhos para a manutenção do bem-estar social, aliando os avanços das atividades humanas, com o uso de novas técnicas, bem como a integração com outros profissionais, o uso sustentável da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento e inserção do Espírito Santo e do Brasil na economia mundial.

Formar professores e biólogos competentes, críticos, éticos e conscientes do seu papel na sociedade como profissionais e cidadãos, capazes de compreender as condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna das diferentes espécies e sistemas biológicos, especialmente as relações estabelecidas pelos seres humanos dada à sua especificidade.

Deve ser um profissional comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional em preceitos éticos e legais, consciente de sua responsabilidade como educador e biólogo, atuando de forma humanística e construtiva em prol da educação, do meio ambiente, da saúde e da vida. Suas ações devem estar alinhadas ao compromisso com a cidadania e o desenvolvimento sustentável, sem dissociar seus conhecimentos específicos das questões sociais, políticas, econômicas, culturais, científicas e legais.

Com campo de trabalho dividido entre as áreas de Educação e Meio Ambiente, Biodiversidade e Saúde, Biotecnologia e Produção, encontram-se profissionais de Ciências Biológicas em diversos setores, como:

  • Auditoria Ambiental;
  • Bioética;
  • Controle de Vetores e Pragas;
  • Curadoria e Gestão de Coleções Biológicas;
  • Ecoturismo;
  • Fiscalização/Vigilância Ambiental;
  • Microbiologia;
  • Paisagismo;
  • Planejamento;
  • Criação e Gestão de Unidades de Conservação;
  • Docência nos Ensinos Fundamentais, Médio e Superior.

 

http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=379

Alessandra Delazari Barroso Doutor
Aline Gonçalves Louzada Mestre
Aloísio Fritzen Mestre
Ana Carolina Simões Ramos Doutor
Antônio Alves de Almeida Doutor
Claudia Valéria Rodrigues Cruz Mestre
Edna Aparecida Silveira Almeida Doutor
Elisângela Maria Godio Bertoli Especialista
Gamaliel Pires de Moura Mestre
Jhone Ramsay Andrez Mestre
Kennedy Scopel Gomes Mestre
Márcio Correa Da Silva Mestre
Maria José Cerutti Novaes Mestre
Mariana Fonseca De Mendonça Gomes Mestre
Mariela Mattos da Silva Doutor
Merly Yalud Carrasco Delgado Mestre
Monica Ribeiro Mello Mestre
Rafaela Duda Paes Mestre
Ruth de Almeida Nascimento Mestre
Vitor Nunes Rosa Mestre
Viviane Moura Mestre
Walter Có Mestre

1º Período

  • Anatomia Geral
  • Biologia Celular
  • Filosofia - EAD
  • Histologia E Embriologia
  • Matemática
  • Pesquisa e Prática Em Ciências Biológicas I
  • Química

2º Período

  • Anatomia Vegetal
  • Bioquímica
  • Ecologia Social
  • Física
  • Pesquisa e Prática Em Ciências Biológicas II
  • Sociologia - EAD
  • Taxonomia e Sistemática Filogenética
  • Zoologia de Invertebrados I

3º Período

  • Bioestatística
  • Biologia de Plantas Avasculares
  • Didática
  • Fisiologia Humana
  • Genética
  • Imunologia
  • Zoologia de Invertebrados II

4º Período

  • Biologia de Plantas Vasculares
  • Ecologia Sistêmica
  • Estágio Supervisionado em Ensino I
  • Microbiologia
  • Parasitologia
  • Prática de Ensino no Ensino Fundamental
  • Psicologia
  • Zoologia de Vertebrados I

5º Período

  • Ecologia de Populações
  • Estágio Supervisionado em Ensino II
  • Fisiologia Vegetal
  • Geologia Geral E Paleontologia
  • Políticas Educacionais e Organização da Educação no Brasil
  • Prática de Ensino no Ensino Fundamental
  • Zoologia de Vertebrados II

6º Período

  • Biologia da Conservação
  • Biologia Molecular
  • Empreendedorismo (EAD)
  • Estágio Supervisionado em Ensino III
  • Evolução
  • Libras
  • Disciplina Optativa I

7º Período

  • Biogeografia
  • Ecossistemas Do Espírito Santo
  • Política E Legislação Ambiental
  • Fisiologia Animal Comparada
  • Citopatologia
  • Projeto de Pesquisa I
  • Estágio Supervisionado Em Ciências Biológicas I

8º Período

  • Bioquímica Clínica
  • Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental
  • Optativa II
  • Projeto de Pesquisa II
  • Estágio Supervisionado Em Ciências Biológicas II

Aulas de Campo

O Projeto Interdisciplinar “Aulas de Campo” é um diferencial metodológico do curso de Ciências Biológicas. O objetivo é integrar os conteúdos das diferentes disciplinas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências importantes ao perfil profissional desejado aos alunos do curso. Estas aulas acontecem desde o início do curso.

Confira algumas imagens do projeto:


Jornada Científica

Evento anual promovido pela FAESA, que reúne profissionais e estudantes de diversos cursos e áreas de estudo. A programação incluiu palestras, debates, filmes, mesas-redondas, minicursos, conferências e apresentações culturais e de trabalhos científicos. A realização da Jornada visa proporcionar o debate e a reflexão entre os participantes, além de estimular a iniciação científica e
o desenvolvimento de recursos humanos nas áreas de empreendedorismo,tecnologia, inovação e educação.


Expedição Amazônia

Uma expedição anual, que reúne alunos e professores de diversos cursos da FAESA. O projeto desenvolve nos alunos a responsabilidade de transformar a realidade ambiental e social das localidades por onde passam, por meio do estudo de suas necessidades e do desafio de encontrar as melhores soluções, que possam ser aplicadas no retorno da expedição e que estejam embasadas nos conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica.


O curso de Licenciatura da FAESA forma professores com ampla visão não só da prática educacional, mas também da Educação como uma Ciência. Dentre as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores temos como destaque uma que realiza projetos na área de ensino de Ciências com possiblidade de financiamento de órgãos de fomento do governo ou da própria instituição. As disciplinas práticas e de estágio são ministradas por pedagogos e biólogos, o que permite uma melhor contextualização das abordagens que relacionam teoria e prática.

As aulas de campo interdisciplinares são desenvolvidas em diversos ecossistemas que funcionam como laboratórios naturais. A prática interdisciplinar possui foco em pesquisa, proporcionando aos alunos a integração entre os conhecimentos teóricos adquiridos nas diferentes disciplinas, em cada período do curso, por meio da coleta e análise de dados bióticos e abióticos. As atividades culminam com as apresentações em um Seminário Interdisciplinar, envolvendo todos os períodos, o que desenvolve nos alunos a capacidade de comunicação científica e promove a integração de todo o curso.

Confira algumas fotos:

A inovação pode ser entendida como um conjunto de intervenções, decisões e processos que, com certo grau de intencionalidade e sistematização, alteram atitudes, culturas, ideias, conteúdos, modelos e práticas.

Aplicando-se este conceito à educação, é pertinente considerar que as inovações pedagógicas buscam novas formas para promoverem a elaboração e a administração do currículo, das relações em sala de aula e do espaço escolar, de forma diferenciada, por meio de uma perspectiva renovadora de programas e projetos, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos, visando à construção dos conhecimentos socialmente relevantes, que permitam o desenvolvimento de uma nova formação mais compreensiva e integral dos alunos.

SAIBA MAIS