Curso de Arquitetura inova no modelo de apresentação de TCC’s

A ideia, com as pranchas, é preparar cada vez mais os profissionais para o mercado de trabalho.


Publicado em: 21 de dezembro de 2017

Os arquitetos são aqueles profissionais que planejam, desenham, discutem ideias e soluções de projetos, para que no fim, o sonho pela construção se torne realidade. Mas como apresentar essas ideias aos seus clientes? Foi pensando em prepara-los cada vez mais para o mercado de trabalho que, neste ano, o curso de Arquitetura e Urbanismo inovou e propôs para os graduandos um novo modelo de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso: as pranchas.

Heloísa Messias Mesquita - Coordenadora da Unidade de Arquitetura e Design

“A nossa ideia foi colocar o curso de Arquitetura da FAESA em padrões de apresentação internacional, justamente para que o aluno ao sair daqui possa ter uma documentação toda programada, formatada e editada. A apresentação nessas pranchas rígidas e impressas permite um passeio visual de todo o processo de produção do projeto arquitetônico, desde o início da concepção da ideia até a finalização do produto. Então, essa foi a grande inovação que trouxemos neste ano e foi muito bem recebida pelos nossos alunos.”

 

Mais de 40 graduandos apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso neste semestre e falaram de suas experiências vividas na FAESA. Confira:

O TCC de Murilo Corteletti foi sobre habitação social vertical

“Para mim, a Arquitetura é igual um quebra cabeça, onde encaixo as peças para ver a obra no final. Gosto desse tipo coisa, de pensar nos detalhes, criar, soltar a imaginação, testar, ousar e isso encontrei na Arquitetura. Ao longo do curso tive várias conquistas, como o Prêmio Mérito Acadêmico e o concurso Casa Cor Archathon 2016. A FAESA me ajudou muito e eu agradeço aos professores e a coordenadora, que estavam sempre dispostos e encontravam um tempinho para tirar aquela dúvida. Agora, pretendo abrir meu escritório, entrar numa carreira acadêmica e não parar de estudar.”

 

O TCC da Maressa Rodrigues foi publicado pelo pagina internacional #artandarq

“O mais importante da faculdade foi aprender a trabalhar em equipe e escutar a opinião do próximo, porque num escritório de arquitetura não será diferente. Gostei muito do curso da FAESA, os professores são muito bons, a coordenadora é incrível e realmente abraça o curso. É muito complicado ser novo no mercado, mas eu tenho expectativas positivas. Quero trabalhar exatamente com o tema do meu TCC, que é arquitetura comercial.”

 

O TCC do Matheus Stange também foi publicado na #artandarq

“Na Arquitetura eu vi que, além de projetar casas, a área envolve questões de arte e design, o que foi me interessando cada vez mais. Do 1º ao 5º período conquistei o Prêmio Mérito Acadêmico e no 7º período tive a oportunidade de participar do concurso de Arquitetura, o Arcathon, que nos permitiu desenvolver um ambiente para a Casa Cor 2016. Uma vitória que será lembrada sempre, ao longo da minha vida profissional. Sou grato a todo aprendizado passado pelos professores, que têm uma carga teórica e uma capacidade de ensinar enorme. Tenho muito interesse pela carreira acadêmica e pretendo segui-la, porque entendo que como Arquiteto devo passar meu conhecimento para o próximo. Mas também quero trabalhar como Arquiteto, contribuindo para o cenário atual.”

 

O tema do TCC de Daniely Miranda foi sobre integração social urbana

“Eu sempre estudei a noite com um tempo muito curto, mas sempre consegui entregar meus trabalhos com sucesso e com o apoio dos professores, que cooperaram, e muito, para a minha formação acadêmica. Durante esses cinco anos o que mais me marcou foi a minha participação na Casa Cor 2016, onde eu tive a oportunidade de usar todo o aprendizado que tive aqui na faculdade lá no ambiente que criamos através do concurso Casa Cor Archathon 2016. Atualmente, já atuo na área e é isso que quero continuar fazendo.”

Veja como foi a apresentação de TCC’s:

 

Texto: Karina Rocha



Notícias Relacionadas