Conheça o Projeto BAJA


Publicado em: 29 de julho de 2016

O projeto Baja SAE teve a sua primeira competição em 1976, nos Estados Unidos. O projeto foi idealizado na Universidade da Carolina do Sul, sob a direção do Dr. John F. Stevens. E somente em 1994 o projeto foi lançado no Brasil. Sendo em 1995, realizada a primeira competição nacional, na cidade de São Paulo, em Ibirapuera.

Tem como desafio aos alunos das escolas de engenharia em todo o mundo, projetar, construir e viabilizar financeiramente um veículo protótipo off-road (fora-de-estrada) que seja robusto e competitivo. O veículo deve ser seguro e de simples manutenção e operação, respeitando todas as regras propostas pela organização da competição.

Na FAESA, o projeto “FAESA BAJA” teve início em 2011. O primeiro carro ficou pronto em 2013. A partir de 2015, já com o terceiro carro, o projeto “FAESA Baja” vem alcançando posições de destaque nas provas de competição nacional.

Visando o aprofundamento do conhecimento científico por meio do veículo prototipado, é desenvolvido no parque de laboratórios de engenharia da instituição, sob a orientação de professores de engenharia. A realidade vem demonstrando que os alunos que se dedicam a esse projeto ampliam sua empregabilidade e reconhecimento profissional.