Conheça nossos projetos de Energia Solar Fotovoltaica


Publicado em: 2 de agosto de 2016

Projetos sobre Energia Solar Fotovoltaica são destaque entre os temas relacionados ao estudo das energias renováveis na FAESA e mobilizam docentes e discentes em torno de vários trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos, além de grupos e projetos de pesquisa e extensão. Os trabalhos derivados desse tema já renderam a participação de nossos alunos em congressos pelo país e a conquista de prêmios, como o de Ecologia, em 2103, pelo projeto “Influência da poluição atmosférica sobre o desempenho de módulos fotovoltaicos em Vitória”.

Temáticas como sustentabilidade ambiental e eficiência energética, oficinas de iniciação tecnológica em Energia Solar para o Ensino Médio,  influência da poluição atmosférica sobre o desempenho de módulos fotovoltaicos fazem parte do dia a dia de nossos estudantes.

Conheça alguns de nossos projetos:

Oficinas de iniciação tecnológica em Energia Solar como estratégia de difusão da Engenharia no Ensino Médio:  um projeto de extensão sobre energia solar fotovoltaica, desenvolvido pela FAESA, que foi um dos destaques do V Congresso Brasileiro de Energia Solar, em Recife. O objetivo do projeto é motivar os alunos do ensino médio para o aprendizado das ciências.

Influência da poluição atmosférica sobre o desempenho de módulos fotovoltaicos em Vitória: o projeto de pesquisa foi realizado na FAESA com o objetivo de avaliar a influência da poluição atmosférica sobre o desempenho dos geradores fotovoltaicos em Vitória. Foram instalados oito módulos fotovoltaicos no pátio da Instituição e os resultados indicaram que a poluição do ar reduz a produção de energia elétrica pelos painéis fotovoltaicos.

Energia Solar Fotovoltaica: projeto de extensão que tem o objetivo e de desenvolver competência para dimensionar e selecionar equipamentos para os sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica; e capacitar para projetar, instalar e realizar manutenção de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.  

Análise do desempenho de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica utilizando microinversores: projeto de pesquisa que visa estudar a geração de energia solar fotovoltaica na cidade de Vitória-ES, avaliar o desempenho de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, utilizando microinversores, estimar a influência dos parâmetros meteorológicos sobre o desempenho de sistemas fotovoltaicos utilizando microinversores e apresentar um modelo matemático que explique o efeito da temperatura ambiente sobre o desempenho de módulos e microinversores em Vitória.