RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Educação sempre é propulsora de transformação. Por isso, a FAESA busca a conscientização da responsabilidade de toda comunidade acadêmica para com a construção de um futuro melhor, confiante na capacidade que cada um, individualmente e em conjunto, detém para mudar a realidade.

Consciente de que a mudança em sentido a construção de uma sociedade mais justa, com princípios fundamentados na solidariedade e cidadania passa pela formação de pessoas capazes de lançar um olhar mais humano sobre o desenvolvimento social e ambiental. Nesse sentido, a FAESA, assume o desafio de formar profissionais cidadãos e de atitudes que possam levar à melhoria da qualidade de vida da comunidade onde estamos inseridos e da sociedade como um todo.

NOSSA ATUAÇÃO

A FAESA mantém íntima vinculação com a comunidade por meio dos seus programas, com declarado objetivo social, realizando sua tarefa sócio-comunitária a partir da compreensão das demandas e anseios da comunidade onde está inserida e procurando propor e viabilizar soluções às questões levantadas.

De acordo com a sua constituição, expressa no seu Estatuto, a Instituição de Ensino exerce intensa política de responsabilidade social, tanto no contexto local, como no regional, concretizada principalmente por meio das ações de ensino, pesquisa e extensão que se articulam aos diversos setores ou segmentos sociais.

O exercício do seu compromisso social ocorre em duas vertentes: a formação pessoal e a transformação social. Entretanto, essas vertentes estão de tal forma articuladas que é possível afirmar que o compromisso essencial da Instituição configura-se no desenvolvimento pleno do educando, abrangendo sua capacitação para o trabalho e para o exercício da cidadania, complementado em inserção na realidade social por meio do envolvimento com projetos comunitários e com a implementação de propostas que visam atuar sobre a realidade melhorando a qualidade de vida dos impactados por suas ações. Assim, a construção dos conhecimentos, competências e habilidades e a capacidade para agir com lucidez e autonomia, conjugando ciência, ética, sociabilidade e alteridade são princípios da vida acadêmica e indutores da transformação social.

A busca pelo exercício da responsabilidade social é consequência das ações de ensino, da iniciação científica/pesquisa e da extensão, trabalhada de forma participativa e integrada à sociedade.

A preocupação institucional com a defesa do meio ambiente, preservação da memória e do patrimônio cultural e com a produção artística está consignada nos programas e projetos de pesquisa, de extensão e de atendimento ao público.

No âmbito do compromisso social da Instituição de Ensino, destacam-se as ações do Núcleo de Prática Jurídica, que desenvolve junto à população de baixa renda um atendimento jurídico nas diferentes áreas do Direito;

Na mesma linha de prestação de serviços à comunidade, a Clínica de Psicologia atua em situações práticas junto a pessoas ou grupos atendidos nas demais clínicas da FAESA, nos projetos sociais do curso, pela demanda espontânea de moradores da Grande Vitória e municípios vizinhos, comunidade acadêmica ou outras instituições.

Compondo a oferta contínua de atendimento à população, a  Clínica de Odontologia atende à comunidade do entorno da instituição, da Grande Vitória e do interior do estado. Mais do que um laboratório para o exercício prático das atividades acadêmicas do curso de Odontologia, os atendimentos odontológicos fazem parte da responsabilidade social da FAESA.

Cônscia da necessidade de ouvir a sociedade na concepção de ensino, pesquisa e extensão, a Instituição entende que a sua responsabilidade social deve primar pela construção de um espaço coletivo de conhecimento, no qual se articulam a busca e a construção de ideias capazes de afetarem positivamente a comunidade externa e a acadêmica, assumindo obrigações de caráter social para a conquista do desenvolvimento social.

ATENDIMENTO A COMUNIDADE

Conheça mais sobre os serviços que são oferecidos à comunidade em: