AVALIAçãO INSTITUCIONAL

O “Programa de Avaliação Institucional – PAI” da FAESA representa a proposta coletiva na busca de ampliar a compreensão sobre os desafios da instituição, objetivando o constante processo de melhoria da qualidade da oferta educacional. Nesse sentido, a Autoavaliação da FAESA pretende promover a melhoria das condições educacionais por meio da efetiva participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, bem como atender aos dispositivos legais.

A avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento institucional aferirão o nível de consecução dos objetivos institucionais, desde os estratégicos até os operacionais, bem como a eficiência dos processos e das relações e a eficácia dos resultados. As informações dele decorrentes constituirão bases para reavaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

Assim, pelo seu caráter formativo, o PAI tem como princípio básico a possibilidade de reorientar processos e de promover a melhoria dos seus resultados, visando subsidiar e garantir o atendimento à proposta de valor institucional: acolhimento, qualidade e empregabilidade/empreendedorismo, nos contextos interno e externo.

Na avaliação do contexto externo são considerados os cenários e tendências das áreas ofertadas pela instituição, os cenários e tendências do mercado de trabalho, a pesquisa com o aluno egresso e a avaliação pelos segmentos representativos da comunidade. No contexto interno, envolve todos os atores da comunidade acadêmica, com a finalidade de promover a melhoria contínua dos resultados aferidos pela Instituição, constituindo a base da gestão acadêmica, na perspectiva da qualidade, e um marco balizador do cumprimento dos compromissos assumidos pela missão, visão e valores institucionais.

De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior -SINAES, instituído pela Lei nº 10.861 de 14/04/2004, a coordenação do processo de autoavaliação compete à Comissão Própria de Avaliação – CPA.

No âmbito da FAESA, a CPA tem autonomia funcional e tem como principais atribuições:
•    conduzir os processos necessários à realização da autoavaliação institucional; analisar, sistematizar e divulgar os resultados; e
•    propor intervenções conforme as informações consignadas nos relatórios.

A CPA é constituída por dois representantes de cada segmento da comunidade acadêmica (corpo docente, corpo discente, corpo técnico–administrativo) e da sociedade civil organizada. Dentre os membros da CPA são instituídos o Coordenador e o Secretário. A CPA conta, ainda, com a consultoria da Procuradora Institucional (PI).

Avaliação de Cursos
Avaliação Institucional
Resultados das Avaliações
Avaliação de Cursos

A Avaliação dos Cursos é realizada analisando-se quatro dimensões:

  1. Organização Didático-Pedagógica;
  2. Perfil do Corpo Docente;
  3. Instalações físicas;
  4. ENADE e CPC.

Em síntese, o PAI visa obter conclusões a respeito das práticas educacionais e da gestão acadêmica vigente e de sua problemática, dando-se particular ênfase às questões da efetividade do ensino, pesquisa e extensão. Essas conclusões deverão gerar alternativas de soluções, percebidas como mais adequadas, visando concorrer, inclusive para a revisão das diretrizes e políticas institucionais.

Avaliação Institucional

A Autoavaliação Institucional considera 5 eixos, contemplando as 10 dimensões do SINAES:

  • Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional:
    • Dimensão 8: Planejamento e Avaliação.
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional:
    • Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional;
    • Dimensão 3: Responsabilidade social da IES.
  • Eixo 3 – Políticas Acadêmicas:
    • Dimensão 2: Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
    • Dimensão 4: Comunicação com a sociedade;
      Dimensão 9: Políticas de ate gestão da IES;
    • Dimensão 10: Sustentabilidade financeira.
  • Eixo 4 – Políticas de Gestão:
    • Dimensão 5: Políticas de pessoal;
    • Dimensão 6: Organização de gestão da IES;
    • Dimensão 10: Sustentabilidade financeira.
  • Eixo 5 – Infraestrutura Física:
    • Dimensão 7: Infraestrutura física.
Resultados das Avaliações
Contatos

Telefone: (27) 2122-4113
E-mail: cpa@faesa.br

PERGUNTAS FREQUENTES

1 - O que é CPA?

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, que deve contar com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e, também, da sociedade civil organizada. O objetivo é coordenar e articular o seu processo interno de avaliação com o intuito da constante busca pela melhoria da qualidade institucional.

2 - Quais instrumentos de avaliação serão utilizados para a autoavaliação?

A autoavaliação será realizada através de questionários (via internet ou papel), entrevistas, análise documental dentre outros.

3 - Quais quesitos serão avaliados?

A Avaliação Institucional considera 10 dimensões:

  1. Missão e PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional);
  2. Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
  3. Responsabilidade social da IES;
  4. Comunicação com a sociedade;
  5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo;
  6. Organização de gestão da IES;
  7. Infraestrutura física;
  8. Planejamento de avaliação;
  9. Políticas de atendimento aos estudantes;
  10. Sustentabilidade financeira.

A Avaliação dos Cursos será realizada analisando-se quatro dimensões:

  1. Organização Didático-Pedagógica;
  2. Perfil do Corpo Docente;
  3. Instalações físicas;
  4. ENADE e CPC.
4 - Onde está localizada a Comissão Própria de Avaliação - CPA?

A CPA está localizada na Assessoria de Planejamento, Controle e Avaliação, na FAESA Campus Av. Vitória, sala 315, sob a Coordenação de Marcelis Coelho Marques Pereira.

5 - Qual é a periodicidade das avaliações?

A periodicidade das avaliações seguirá o cronograma estabelecido no PAI – Programa de Avaliação Institucional.

PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

EIXOSDIMENSÃOPERIODICIDADE
1 – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL08 – Planejamento e Avaliação

Anual
2 – DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL01 – Missão e Plano de Desenvolvimento InstitucionalAnual
03 – Responsabilidade Social da InstituiçãoAnual
3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS02 – Políticas de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e ExtensãoAnual
04 – Comunicação com a SociedadeAnual
09 – Política de Atendimento
Discente

Egresso
Anual


Bienal
4 – POLÍTICAS DE GESTÃO05 – Política de PessoalAnual
06 – Organização e Gestão da OrganizaçãoAnual
10 – Sustentabilidade FinanceiraAnual
5 – INFRAESTRUTURA07 – Infraestrutura FísicaAnual

PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

DIMENSÕES DE CURSOSPERIODICIDADE
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO–PEDAGÓGICABienal
PERFIL DO CORPO DOCENTESemestral
INSTALAÇÕES FÍSICASAnual
ENADE E CPCANUALMENTE (conforme a elaboração dos dados oficiais do MEC).