Confira o cronograma do programa Nossa Bolsa

As oportunidades são de bolsas de até 100% para 14 cursos da Instituição.


Publicado em: 11 de janeiro de 2019

O programa Nossa Bolsa, criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo em 2006, tem como principal objetivo garantir a inclusão e o desenvolvimento social, por meio do custeio de bolsas de graduação em instituições particulares de ensino para jovens estudantes do ensino público. Na FAESA, os cursos que fazem parte do programa são: Ciência da Computação, Design de Interiores, Design Moda, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Jornalismo e Psicologia.

O prazo de inscrição para concorrer às bolsas é até dia 17/01, e deve ser feita no próprio site do programa Nossa Bolsa.

Depois de garantir sua inscrição, é necessário ficar atento aos prazos de entrega de documentos. Atenção: todas as cópias de documentos devem ser apresentadas junto aos documentos originais.Confira:

Prazo para entrega da documentação na FAESA:

A partir do dia 21/01 até dia 25/01/2019 desde que tenha sido divulgado o resultado do ENEM 2018; caso contrário até 05 (cinco) dias úteis contados a partir do dia de divulgação oficial das notas do ENEM 2018.

Horário de Atendimento: 09h às 11h

Local: Miniauditório

Entrega da documentação do candidato à bolsa na IES:

Estarão aptos a entregar a documentação na IES à qual se inscreveu os candidatos que obtiverem nota mínima no ENEM 2018, conforme a seguir:

a) nota mínima de 500 (quinhentos) pontos: serão consideradas para o cálculo a média aritmética das notas das provas objetivas de linguagens; códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias no ENEM 2018 e;

b) nota mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na prova de redação no ENEM 2018.

OBS1. A IES não receberá os documentos dos candidatos que não obtiverem as notas mínimas, conforme letras “a” e “b” (edital FAPES item 8.3.2.2).

OBS2.  As cópias dos Históricos Escolares do candidato, comprovando ter estudado no Estado do Espírito Santo todo o Ensino Médio em escola pública; ou ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter cursado Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral; ou que tenha concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) no Espírito Santo, devem ser apresentados conjuntamente com o original, neste caso sua autenticidade deverá ser confirmada pela coordenação da IES que receberá os documentos (edital FAPES item 8.3.4).

Está em dúvida sobre quais documentos deve trazer e onde consegui-los? Nós te ajudamos! Confira abaixo a lista de sites para auxiliar na consulta e documentos que precisam ser emitidos:

Comprovação do resultado do ENEM:

a) Comprovante retirado do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2018 – RESULTADO ENEM 2018.

Certidões de Regularidade Fiscal e Trabalhista (todas as certidões):

a) FEDERAL/PGFN – clique aqui;

b) ESTADUAL – clique aqui;

c) MUNICIPAL – No site ou junto à prefeitura do município de residência do beneficiário;

d) TRABALHISTA – clique aqui.

Declaração Imposto Renda:

a) Cópia completa da declaração de Imposto sobre a Renda Pessoa Física – IRPF Exercício 2018, Ano Calendário 2017, acompanhada do recibo de entrega da declaração de ajuste anual. SE NÃO DECLARAR, documento retirado do site da Receita, com a seguinte informação: sua declaração não consta na base de dados da Receita Federal.

Extrato Previdenciário do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS

a) Obtido junto ao INSS – clique aqui.


Em caso de dúvidas, não deixe de conferir o Edital da FAPES .


Notícias Relacionadas