Confira como será a Jornada Científica da área de Computação

Haverá minicursos sobre Arduino e Android, além de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso.


Publicado em: 13 de setembro de 2017

De olho nas tendências do mundo da tecnologia, a FAESA vai promover a Jornada Científica da área de Computação. Serão dois dias, 16 e 23 de setembro, com minicursos sobre Arduino e Android, além de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso que foram destaques.

Quem vai detalhar um pouco mais sobre Introdução ao Arduino será a instrutora Lorrayne Delfino. Ela é estudante do 10º período de Engenharia de Controle e Automação, já foi monitora e instrutora de minicursos na área, participou da equipe FAESA Baja entre 2015 a 2017, e também foi premiada no Grand Prix SENAI de Inovação que aconteceu durante a MEC SHOW. O coordenador da Unidade de Computação e Sistemas, professor Rober Marcone Rosi, também participará do minicurso.

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, que torna a robótica mais acessível a todos. Além de possibilitar a criação de objetos ou ambientes interativos.

Para falar sobre Introdução a Programação Android foram convidados dois professores: Howard Cruz Roatti, que é mestre em Informática, e Daniel Barbosa de Oliveira, que é mestre em Física e atua na área de programação desde os 12 anos de idade.

Android é o nome do sistema que opera em smartphones, netbooks e tablets. Uma de suas vantagens é que possibilita que diversos desenvolvedores possam atuar nesse sistema, entregando melhorias conforme novas tecnologias vão surgindo.

Jornada Científica

A Jornada Científica da área de Computação faz parte da programação da 16ª Jornada Científica e Cultural da FAESA, que acontece entre os dias 13 e 23 de setembro, com o tema “Inovação e Sustentabilidade”.

Para participar desta programação ou das diversas atividades que vão acontecer no Campus Vitória, basta acessar o site www.faesa.br/jornada e se inscrever.

Confira a programação da Jornada Científica da área de Computação:

Data: 16/09
Curso de Introdução ao Arduino
Instrutor: Lorrainy Delfino
Local: Laboratório de Automação, de 10h-12h
Pré-requisito: Conhecimento básico de programação

Introdução a Programação Android – Turma 1
Instrutor: Howard Cruz Roatti
Local: NAT, de 8h as 10h
Pré-requisito: Não tem pré-requisito

Introdução a Programação Android – Turma 2
Instrutor: Daniel Barbosa de Oliveira
Local: NAT, de 10h as 12h
Pré-requisito: Não tem pré-requisito

Data: 23/09
Apresentações de TCC
– 8h às 8h30 – KOTLIN X JAVA: COMO E QUANDO USAR?
– 8h30 às 9h – SISTEMA ESPECIALISTA PARA AUXÍLIO NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO COM O USO DE FERRAMENTAS USADAS NOS GAMES
– 9h às 9h30 – CONCEITOS BÁSICOS DE DESENVOLVIMENTO DE VR (REALIDADE VIRTUAL)
– 9h30 às 10h – TECNOLOGIA ASSISTIVA BASEADA EM REALIDADE VIRTUAL PARA APOIAR A PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN EM TAREFAS DOMÉSTICAS
– 10h às 10h30 – ALGORÍTMO PARA ESTEGANÁLISE DE IMAGENS JPEG UTILIZANDO REDES NEURAIS
– 10h30 às 11h – DEFESA PARA O ATAQUE A3- CROSS-SITE SCRIPTING (XSS) DO OWASP TOP 10 APPLICATION SECURITY RISKS – 2017
– 11h às11h30 – TREINAMENTO NINJA – DESENVOLVIMENTO DE JOGO NO UNITY COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
– 11h30 às 12h – API PARA MONITORAMENTO DE SENSORES METEOROLÓGICOS

Texto: Karina Rocha