Egressa fala para estudantes sobre Neuromarketing

Egressa apresenta estudo sobre Neuromarketing para estudantes de Administração


Publicado em: 4 de julho de 2019

Já ouviu falar em Neuromarketing? A administradora Kátia Schimidt, nossa ex-aluna, esteve na FAESA Cariacica para um bate-papo com os alunos do 5º período de Administração, sobre o assunto, que foi tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Kátia, que usou técnicas de Neuromarketing em seu estudo de caso, contou sua experiência e as descobertas feitas sobre o tema no período de produção do TCC.

“Vir falar para os alunos foi um desafio, não somente para a minha carreira, mas para a minha vida. O professor Paulo valorizou muito o meu trabalho, desde quando estava desenvolvendo meu projeto e isso me deixou bem surpresa e à vontade para falar sobre o tema. Preparei os slides com muito carinho, pois já estive na posição dos alunos e para mim foi uma experiência única!”, conta Kátia.

Kátia com a coordenadora do curso, Ana Lúcia Bacheti e a professora Silvia Anchieta em uma de suas premiações como Mérito Acadêmico.

Ela explicou que o tema surgiu de suas leituras sobre neurociência e daí passou a pesquisar qual a relação que a neurociência teria com a Administração, pois queria um tema diferente para desenvolver seu TCC, algo que pudesse fazer verificações, propor estratégias e foi o que ela fez: “procurei um supermercado e expliquei sobre meu projeto, fui bem recebida e fiz meu estudo. Foi bem gratificante e tive um excelente retorno do proprietário”, lembra.

Kátia sugeriu alternativas para aumentas as vendas e analisou a compra dos produtos de acordo com o posicionamento nas prateleiras, com as cores, com a precificação (a estratégia de R$ 9,99 ser mais atraente do que R$ 10); e também com base em cheiros e degustação.

Neuromarketing

Neuromarketing é um campo de estudo do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor. E tem como objetivo entender como o consumidor toma as decisões de compra; além de entender como o cérebro do consumidor reage aos estímulos que recebe e analisar estas reações e adequar a abordagem, a comunicação e a mídia para maior impacto e conversão, criando um ambiente de marca onde os consumidores possam se envolver com ela em um nível multissensorial com profundo engajamento.

Texto: Sthefania Rodrigues