Campanha da CPA conta com mascote desenvolvida por aluno de Jogos Digitais

A ideia é mobilizar toda a comunidade acadêmica para participar da Avaliação Institucional com uma comunicação mais empática e moderna.


Publicado em: 10 de maio de 2019

Nosso Centro Universitário acaba de lançar a campanha para divulgação da Avaliação Institucional, um processo de escuta da comunidade acadêmica para compreensão dos desafios da instituição.

Para dialogar com alunos, administrativos e professores, foi desenvolvido uma mascote, com o nome de C5PA, em alusão ao nome do personagem da série de filmes Star Wars, com o número 5 que remete ao conceito máximo atribuído pelo MEC nos indicadores de qualidade. Esta semana vários adesivos serão instalados pelo campus com mensagens do mascote, que lembra a todos as melhorias realizadas a partir da Avaliação Institucional.

Anderlon Costa, aluno do curso de Jogos Digitais, foi quem aceitou o desafio de construir uma personagem para a campanha. “Escolhemos um robô porque o principal meio de comunicação é eletrônico. Fiz o rosto como um monitor que projeta olhos e boca e também pode passar outras informações. Ele também tem potencial para ser trabalhado num formato animado. Tentei fazer o C5PA o mais carismático possível, usando o balão de diálogo como referência e as cores que conversam com a identidade da CPA e a marca da FAESA. Foi uma experiência muito boa porque interagi com a equipe FAESA e dei conta de criar o personagem num tempo desafiador”.

Para Otávio Lube dos Santos, professor de Anderlon e representante dos docentes na CPA, a ideia de convidar um aluno para conceber o personagem partiu da necessidade da criação de um mascote que dialogasse de forma mais assertiva com o público. “Descobrir talentos, como o Anderlon, é uma grata surpresa. Ele entendeu muito bem o briefing, nos trouxe várias opções de personagens e trabalhou de forma profissional na finalização do C5PA, quando entendemos que esse seria o mascote escolhido. Ele está no último período de Jogos Digitais e apresentou a postura de um profissional de mercado.”

Com a ajuda do C5PA, a Avaliação será divulgada tanto em meios físicos, em panfletos, cartazes e murais, quanto por meios digitais, em nosso site e redes sociais.

O principal objetivo da divulgação é que toda a comunidade acadêmica seja impactada e entenda a importância de participar da Avaliação Institucional. Para os alunos, o link para o questionário estará disponível a partir do dia 20 de maio.

Entenda a Avaliação Institucional e a CPA

A Avaliação Institucional da FAESA busca ampliar a compreensão sobre os desafios da instituição, como um processo de melhoria constante da oferta educacional. Nesse sentido, a Avaliação promove a melhoria das condições educacionais com uma participação efetiva da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, além de atender a exigências legais. Ela promove um olhar sobre os processos de Gestão, de Ensino, de Pesquisa e de Extensão da FAESA, avaliando desde as metodologias adotadas, a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades e a proficiência dos envolvidos (tanto docentes quanto discentes). Por isso, CPA é constituída por dois representantes de cada segmento da comunidade acadêmica (corpo docente, corpo discente, corpo técnico–administrativo) e, ainda, dois representantes da sociedade civil organizada, promovendo um debate amplo e diverso sobre as estruturas do nosso Centro Universitário.  

“A participação da comunidade acadêmica é importante para que os resultados sejam consistentes e válidos. Assim, ela passa a ser protagonista do processo de gestão da Instituição” completa Siomara Brandião, Procuradora Institucional da FAESA e Coordenadora da CPA.

Resultados da Avaliação Institucional

Algumas mudanças na nossa Instituição já foram percebidas por todos, mas geralmente não são associadas ao trabalho da CPA. Por certo, grande parte da comunidade acadêmica conhece o sistema de controle de acesso da FAESA, cuja modernização foi uma demanda de bastante destaque em Avaliações Institucionais passadas.

Os espaços arborizados de convivência, a ampliação de ambientes de colaboração no trabalho, como o coworking, lanchonetes e opções saudáveis de alimentação, e ambientes de descanso são solicitações da comunidade acadêmica expressas na Avaliação Institucional. Também é possível citar os novos espaços de ensino, cada vez mais inovadores, e a evolução e aprimoramento de diversos laboratórios.

Espaço Coworking

Ainda quanto à infraestrutura, podemos citar a implantação e melhoria contínua das redes Wi-Fi da FAESA e, também, a disponibilização de tomadas por todo o campus, deixando a comunidade acadêmica sempre conectada.

O constante aprimoramento no modelo da Aula FAESA, metodologia de ensino basilar da FAESA, se sustenta nas diversas considerações realizadas a partir da Avaliação Institucional para sua melhoria contínua.

Dúvidas? Entre em contato com a CPA! [email protected] ou (27) 2122-4113.