BIBLIOTECA > NORMAS E PROCEDIMENTOS

Uso do Espaço Físico
Consulta ao acervo
Reserva
Renovação
Atraso na Devolução
Confirmações via e-mail
Livros de consulta local
Malote (Bibliotecas Campus Cariacica e CET)
Uso do Espaço Físico

Cabines de Estudo
A Biblioteca FAESA disponibiliza cabines para estudo individual ou em grupo e os usuários, alunos da graduação e pós-graduação, poderão solicitar o uso das mesmas seguindo os seguintes critérios:

Em grupo
Disponíveis as cabines 01, 02 e 05 para grupos a partir de três pessoas, a cabine 04 à partir de duas pessoas e as cabines 03 e 06 para grupos a partir de oito pessoas, com permanência máxima de três horas.

Individual
Dividida em 25 baias para uso individual, não precisa fazer reserva.

Sala dos Fundadores
A retirada de exemplares da Sala dos Fundadores é permitida somente para funcionários da biblioteca, mediante a solicitação de alunos, funcionários, professores e pós-graduandos para empréstimo domiciliar. A utilização do espaço é destinada aos diretores e mantenedores da instituição.

Sala de Vídeo
O acesso é destinado somente para alunos, professores e funcionários da instituição reunidos em grupos de no mínimo cinco pessoas, com quantidade máxima de dezessete pessoas. O agendamento deve ser prévio e feito pessoalmente em nossa biblioteca, com permanência concedida pelo máximo de três horas.

Guarda-Volumes
Ao entrar na Biblioteca FAESA, o usuário deverá guardar seu material nos escaninhos localizados na entrada. As chaves deverão ser solicitadas no balcão de atendimento e devolvidas no ato da saída.

Acesso para a comunidade
A comunidade tem acesso a biblioteca e a utilização do acervo físico, desde que seja feita nas dependências da biblioteca, não sendo permitida a utilização de cabines Individuais ou de grupo e as salas dos fundadores e de vídeo.

Acesso para o ex-aluno
A utilização do acervo pelo egresso se dará apenas nas dependências da Biblioteca, não sendo possível sua retirada para empréstimo domiciliar, nem a utilização de cabines Individuais ou de grupo, a sala dos fundadores ou a de vídeo.

A utilização do acervo pelo egresso se dará apenas nas dependências da Biblioteca, não sendo possível sua retirada para empréstimo domiciliar, nem a utilização de cabines Individuais ou de grupo, a sala dos fundadores ou a de vídeo.

O horário de acesso fica restrito às sextas-feiras e aos sábados.

Consulta ao acervo

Para facilitar a localização do acervo, a Biblioteca FAESA disponibiliza terminais de consulta com banco de dados organizados por autor, título e assunto. Em caso de dúvidas na utilização ou localização do item procurado na coleção, os funcionários estarão aptos para orientá-los. O acervo também poderá ser consultado pelo site.

Reserva

A reserva abrangerá o acervo da Biblioteca FAESA. O usuário poderá programar três reservas de materiais e será automaticamente avisado por e-mail quanto à liberação para efetuação do empréstimo. O material estará em situação de reserva por 24 horas.

Renovação

A renovação acontecerá no limite de três vezes, desde que não haja atraso na data de devolução ou nova reserva para o material. A renovação ocorrerá pela internet e nos terminais de auto-consulta disponíveis em nossa biblioteca.

Atraso na Devolução

Em caso de atraso na devolução, o usuário deverá pagar multa por dia e por material. O registro (código de exemplar) em que constava multa não terá habilitação para ser renovado por um período de 24 horas.

Confirmações via e-mail

Ao utilizar os serviços de empréstimo, renovação e devolução do material da nossa biblioteca, o usuário receberá via e-mail um comprovante da atividade executada.

Livros de consulta local

Os livros de consulta local, que são os exemplares nº 1 dos livros, os dicionários, as enciclopédias e revistas poderão ser retirados apenas aos sábados, a partir das 11h, com devolução obrigatória na segunda-feira ou no próximo dia útil até as 09h, e também durante o horário de aula, com limitação de 1 hora para devolução ou após o prazo acordado no horário de aula.

Malote (Bibliotecas Campus Cariacica e CET)

Os usuários poderão solicitar materiais das bibliotecas Campus Cariacica e CETFAESA, de acordo com a disponibilidade dos mesmos e seguindo os critérios de empréstimo previstos no calendário da biblioteca de origem. Os materiais solicitados de outras bibliotecas ficarão disponibilizados no setor de reserva da Biblioteca FAESA por um período de 72 horas. Caso o usuário que fez o pedido não compareça para buscá-los no prazo estabelecido, eles serão devolvidos para a biblioteca de origem.