Artigo científico rende premiação a estudante de Engenharia

Foco, persistência e determinação. Essas são as palavras-chaves que definem a premiação recebida pelo estudante da FAESA, Flávio Agrizzi, no Congresso de Pesquisa e Ensino em Engenharia de Transportes do Estado do Rio de Janeiro – XV Rio de Transportes.


Publicado em: 22 de março de 2018

 

Foco, persistência e determinação. Essas são as palavras-chaves que definem a premiação recebida pelo estudante da FAESA, Flávio Agrizzi, no Congresso de Pesquisa e Ensino em Engenharia de Transportes do Estado do Rio de Janeiro – XV Rio de Transportes.

Flávio, que está no 8º período do curso de Engenharia Civil, recebeu o Prêmio Mobilidade Menção Honrosa pelo artigo apresentado em formato de pôster sobre “Implementação de Modelos para a Representação dos Veículos Elétricos”.

“Esse foi o meu primeiro artigo. Estou feliz e orgulhoso pela publicação e principalmente pela premiação.”

Experiência

Flávio conta que tudo começou através do convite feito pelo seu amigo Adan Lúcio Pereira, que faz doutorado na área de engenharia elétrica. “Não tinha experiência com publicações, mas esse sempre foi um dos meus desejos, mas não sabia por onde começar. Então produzimos não só um, mas três artigos e enviamos para o Congresso. Resultado: tivemos todos os nossos trabalhos aceitos”, comemorou.

Para o estudante foi um desafio montar os pôsteres e produzir os artigos pela primeira vez, mas depois de viver toda essa experiência ele quer continuar publicando.

“Já estava muito feliz em ter os três trabalhos aceitos. Imagina receber o prêmio? Foram dias de muitas pesquisas e estudos, mas que valeram a pena. A sensação de vitória é indescritível”.

Interesse pelo tema surgiu na sala de aula

Um dos trabalhos realizados pelo Flávio e aceito no congresso Rio de Transportes foi o pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso sobre “Uma Análise do Fluxo de Tráfego da Segunda Ponte”.

“Com as aulas do professor Manoel Rodrigues eu despertei o interesse pela área de transportes. Quando pensei num tema, queria que fosse algo que eu gostasse e que o professor pudesse contribuir com os seus conhecimentos. E, ele sempre me incentivou a buscar um diferencial na minha formação, participando de congressos, produzindo artigos. E assim eu tenho feito. Quero agradecer também a todos os professores da FAESA pelo incentivo e o apoio de sempre.”

Novas possibilidades

A produção dos artigos, a participação no Congresso e a premiação abriram novas possibilidades para o estudante.

“Eu gostei tanto desse negócio de publicar que agora eu só quero publicar (risos). Eu e meu amigo Adan já estamos estudando os temas que vamos desenvolver neste ano e os congressos que iremos participar.”

Após a participação no congresso Rio de Transportes, Flávio já recebeu e-mail de uma editora com a proposta de escrever um livro sobre o artigo premiado. E, agora, já tem em mente o mestrado que deseja cursar assim que concluir a graduação na FAESA.

Texto: Karina Rocha

Foto: Helber Lopes



Notícias Relacionadas