Alunos apresentam trabalhos inovadores na 4ª Mostra de TI

Trabalhos mostram a tecnologia a favor da acessibilidade e alunos voltam no tempo aprendendo sobre a evolução dos jogos.


Publicado em: 15 de junho de 2019

A 4ª Mostra de Tecnologia da Informação agitou os corredores da FAESA nesta terça-feira (11). Os alunos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Jogos Digitais, tiveram a oportunidade de passar conhecimento de forma criativa. Ao todo, 180 alunos colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula, apresentando trabalhos sobre inovações em jogos, nanotecnologia, tecnologia assistiva, dentre outros.

As salas ficaram lotadas com todos que estiveram presentes para prestigiar. Dentre os trabalhos, o de realidade virtual e um jogo de tabuleiro com realidade aumentada deixaram os alunos submersos nas criações. Aparelhos que auxiliam pessoas com mobilidade reduzida também foram expostos, revelando como as evoluções podem servir de assistência para quem tem necessidades especiais.

Mostra de TI FAESA
Alunos de Ciências da Computação apresentam a tecnologia que auxilia na acessibilidade.

Um dos grupos trouxe a evolução dos consoles e fez com que todos voltassem no tempo jogando os grandes clássicos do vídeo game. Para um dos integrantes,  João Pedro Faria, que está no 1º período de Sistemas de Informação, o mais interessante da mostra é fazer com que as pessoas conheçam melhor a área. “Para quem ainda não está muito por dentro da TI, é importante entender como cada área pode atuar. Além de jogos, a tecnologia também pode trazer acessibilidade“,  destaca.

Os professores também estavam empolgados com o desempenho e veem o momento como uma rica forma de aprendizado. As organizadoras do evento, professoras Eliana Caus e Renata Laranja, estavam animadas com as produções. Por trás de toda a movimentação, mais sete profissionais estiveram envolvidos para a realização: Denise Franzotti, Lourdinha Uyttenhove, Howard Roati, Rogério Coelho, Victor Hugo Korting, Gabriela Balista e Denilson Coelho.

Denise Franzotti, Professora de Computação e Engenharia de Produção.

“A oportunidade de pesquisar temas diversos e fazer uma implementação prática, que demonstre as ideias ou assuntos que pesquisaram, mostra uma evolução de aprendizado bem maior do que se fosse somente por aulas presenciais”, afirma Denise Franzotti,  Professora de Computação e Engenharia de Produção.

Confira a galeria de fotos para sentir um pouco de como foi a experiência dos alunos na Mostra!

DSC08279