Alunos aprendem sobre gestão empresarial do século XXI por meio de game na Pós-FAESA

Estudantes aprendem sobre gestão empresarial de forma lúdica.


Publicado em: 19 de março de 2019

Os estudantes do MBA em Gestão Empresarial da Pós-FAESA desenvolveram e aplicaram os conceitos do tema “Liderança Exponencial” a partir de uma ferramenta lúdica e instigante. A atividade foi realizada na disciplina Liderança e Gestão de Equipes, da professora Cynthia Molina e com o apoio da Ludo Thinking, empresa que tem por missão promover experiências lúdicas que geram aprendizado e engajamento.

Por uma trilha que explora as características e competências do líder exponencial, os alunos avançavam no jogo com cards que levavam às salas de reflexão, onde preenchiam um formulário informando como praticam aquela competência ou como pretendem desenvolvê-la no futuro. E levavam também aos recursos necessários para fazer a transformação do ambiente organizacional.

Ao longo do jogo, eles interagiram colaborativamente na tomada de decisões da trilha para alcançar o objetivo no menor tempo, entrando em todas as salas e acessando todos os recursos. A atividade foi desenvolvida com uma facilitadora, a Psicóloga Anna Barbosa.

“A realização de uma sessão do game ‘Jornada Exponencial’ para a turma de Pós-graduação da FAESA foi uma experiência muito interessante, porque foi possível verificar que a prática do jogo proporcionou aos alunos a possibilidade de debates e reflexões sobre temas sensíveis da gestão empresarial no século XXI. No desenrolar do jogo houve a apropriação de conceitos relacionados à liderança exponencial e digital e à realização de uma autoanálise provocada pelas perguntas trazidas pelo jogo. A experiência da facilitação foi muito gratificante, e as trocas com os estudantes da área foram muito enriquecedoras”, conta Anna.

Para a professora Cynthia, as metodologias ativas de aprendizagem propiciam a vivência da empatia, da responsabilização, da participação e do desenvolvimento crítico, além de ser um aprendizado envolvente e cooperativo. “Ao longo da atividade, os alunos revisitaram os conceitos do líder exponencial, comportamentos que já têm ou que precisam desenvolver para se adequarem ao novo mundo do trabalho. O senso de pertencimento da equipe também foi um ponto importante”, conclui.

Liderança Exponencial foi trabalhada pelos estudantes com uma ferramenta lúdica e instigante.

Texto: Sthefania Rodrigues