5 dicas para se dar bem nas provas do vestibular e no Enem


Publicado em: 30 de outubro de 2018

Fazer provas faz parte do cotidiano dos estudantes, afinal, trata-se do método de avaliação mais utilizado pela maioria das escolas, desde o ensino fundamental. Ainda assim, as provas do vestibular e Enem carregam um peso diferente, não é mesmo? É comum que o aluno se cobre mais nessa fase, fique mais nervoso na hora da prova ou pense que se trata de um bicho de sete cabeças. E dá pra entender! Além de a decisão por uma carreira acadêmica e profissional ser capaz de impactar todo o futuro, há muita cobrança externa sobre o peso desse momento.

 

Mas não é preciso se preocupar excessivamente. Há um segredo simples que pode facilitar o caminho: preparação! Quanto mais você se prepara, em todos os sentidos, para a realização das provas, mais tranquilo será passar pelo vestibular/Enem. Confira algumas dicas simples de como se dar bem:

1- Descubra seu planejamento ideal

Se você está no período pré-vestibular ou já passou por ele alguma vez, com certeza já ouviu falar da importância de planejar seus dias e sua rotina de estudos. É verdade! Ter um plano para alcançar sua meta facilitará bastante o seu caminho. Mas não há fórmula exata para a organização, e nem sempre seguir o plano de estudos de outra pessoa funcionará para você. Descubra seu modelo ideal, que garanta um tempo de estudo diário suficiente para revisar conteúdos – priorizando as matérias que tem mais dificuldade –, realizar alguns exercícios e treinar sua redação, sem forçar sua mente (isso só te deixará cansado!). Organize uma rotina que considere ainda os tempos de descanso, especialmente à medida que o vestibular e o Enem se aproximam.

2- Pratique com outras provas

As provas de vestibular têm formatos específicos e particularidades. Por isso, conversar com pessoas que já fizeram as provas e estudar usando exercícios de provas já aplicadas são ótimas estratégias para treinar e obter insights sobre assuntos que precisam de maior aprofundamento. Além disso, contabilizar o tempo de realização dos exercícios e da redação é um treino válido para o planejamento de tempo de realização da prova.

3- Fique ligado no edital

Muitos vestibulandos negligenciam a importância de estudar com atenção também o edital da prova a ser realizada. Além de conter todas as respostas para as dúvidas que possam surgir no processo de inscrição, o edital apresenta com detalhes o formato da prova, o conteúdo programático e as regras para sua realização – o descumprimento de qualquer norma do edital pode levar à desclassificação, ou seja, atenção redobrada! Releia o edital às vésperas do teste para fazer seu checklist de todos os documentos/materiais e garantir que tudo saia como planejado no dia.

4- Conecte-se com o mundo

É isso mesmo! Colocar a cara nos livros é fundamental para fazer uma boa prova, mas cada vez mais, exige-se nas questões e principalmente nas redações que o candidato esteja apto a fazer interpretações e análises que levem em conta o contexto atual, demonstrando a atenção do aluno ao que está acontecendo tanto no seu país quanto no mundo. Além das notícias dos jornais, procure se informar conversando com as pessoas, lendo artigos dos principais portais de todo o mundo e sabendo o que tem sido assunto na internet.

5- Chegue preparado!

Todos os seus esforços são voltados para o dia da realização da prova. Portanto, procure tratar de todos os detalhes para que, no dia, tudo corra bem. Use o dia anterior ao exame para descansar; no dia, acorde cedo e se programe para chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, lembrando de levar material extra, água e um lanche prático. Inicie a prova com tranquilidade e administre com atenção seu tempo – ao se deparar com questões que não está conseguindo resolver, siga com sua prova e retorne depois, para não faltar tempo para as questões que você está mais preparado.

A preparação psicológica é tão importante quanto os conhecimentos que você adquiriu para realizar as provas. Lembre-se de manter a calma e colocar em prática todo o seu treinamento para esse momento. Com foco e atenção, você chegará lá!

 

Já se inscreveu para o VEST FAESA 2019/1? Você também pode usar sua nota do Enem. Clique aqui e acesse


Notícias Relacionadas